PAULO FREIRE: O ROUSSEAU DO SÉCULO VINTE: A ESSÊNCIA DE SUAS IDEIAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LIBERTAÇÃO DO PONTO DE VISTA DE UM INDIANO E A PERSPECTIVA DO TERCEIRO MUNDO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v23i1.26704Palavras-chave:
Paulo Freire, Brasil e Terceiro Mundo.Resumo
Paulo Freire, como filósofo, associou a alfabetização à libertação e, como pedagogo, apresentou inovações revolucionárias nas técnicas de alfabetização do analfabeto adulto. Em seu método único, uma pessoa analfabeta poderia ser alfabetizada em um período de trinta horas. A evolução da epistemologia freireana foi atribuída às condições de vida no Nordeste brasileiro. Muitas das ideologias de Freire estavam enraizadas na história do Brasil. A colonização do país pelos portugueses e a forma como a população indígena foi submetida ao trabalho escravo e, posteriormente, a importação de milhões de escravos africanos para trabalhar nas plantações - provocaram profundas feridas psicológicas nas relações humanas. Escravidão, a forma mais degradante de relação social e econômica juntamente com a união sexual do senhor com o escravo trouxe uma espécie de sadismo por parte da supremacia branca e certo masoquismo por parte de indígenas e africanos. Mesmo após a abolição da escravidão (1888), o sadismo e o masoquismo continuaram assombrando a sociedade brasileira. As cicatrizes eram bastante visíveis durante o tempo de Freire, razão pela qual ele caracterizou a realidade do Brasil como 'opressora'. Apesar de tanto a humanização quanto a desumanização serem alternativas reais, apenas a primeira pode ser a 'vocação' do povo, e mesmo sendo constantemente negada, é afirmada por essa mesma negação, conjecturou Freire. A história do Brasil nos últimos quinhentos anos tem sido estudada; foi investigado como as várias fases de sua história resultaram na formulação da teoria e na prática de Freire sobre alfabetização e libertação. Por fim, foi explorada a aplicabilidade de sua teoria e pedagogia no campo da educação de adultos em outros países do terceiro mundo, incluindo a Índia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.