O Aprofundamento dos conceitos dos alunos de escrita criativa sobre as fanfictions
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.29070Palavras-chave:
Fanfictions, Ciberliteratura, Escrita CriativaResumo
O gênero fanfiction vem se consolidando como um dos textos ciberliterários mais comuns produzidos na internet. No entanto, as várias definições de fanfictions que parecem não estar relacionadas ao ciberespaço. Assim, este artigo abordou os conceitos mais recorrentes sobre fanfictions e o processo de construção de sentido a partir da teoria sociocultural vygotskiana. Portanto, o primeiro objetivo foi o de identificar os conceitos preliminares dos alunos sobre fanfictions. Os dados qualitativos foram coletados em um curso de escrita criativa fanfictional (ECF). Este curso foi organizado e ministrado com base na teoria sociocultural vygotskyana. O segundo objetivo foi, então, o de analisar se o curso ECF ajudou os alunos a aprofundar seus conceitos sobre fanwriting, ou seja, o processo de escrever fanfictions. Como resultado, os alunos do ECF apresentaram sinais de sincretização, complexificação e conceituação sobre o processo de fanwriting.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.