KINDLE DIRECT PUBLISHING

AS ETAPAS DA CADEIA TRADICIONAL DO LIVRO PRESENTES NA PRODUÇÃO DE UM LIVRO INDEPENDENTE POR MEIO DE UMA PLATAFORMA DE AUTOPUBLICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v26i2.32950

Palavras-chave:

Livro, Cadeia Produtiva do Livro, Autopublicação, Kindle Direct Publishing

Resumo

Visando contribuir para a comunidade científica com uma análise crítica das plataformas de
autopublicação, destacando suas limitações e potencialidades no contexto da cadeia de produção do
livro, este artigo discute as etapas da cadeia de produção tradicional e sua aplicação no processo de
publicação independente, com foco na plataforma Kindle Direct Publishing, da Amazon. Para isso,
baseamo-nos na cadeia tradicional apresentada por Thompson (2013) e realizamos uma análise
comparativa entre essas etapas e as da produção independente na plataforma mencionada.
Metodologicamente, selecionamos e comparamos as etapas sugeridas por Thompson (2013) com as
práticas de produção e divulgação no Kindle Direct Publishing. Os resultados indicam que, embora a
plataforma ofereça uma narrativa de independência, o autor independente ainda permanece
subordinado à plataforma em vários aspectos. Contudo, o Kindle Direct Publishing democratiza as
ferramentas de produção, proporcionando uma reconfiguração significativa no processo de
autopublicação.

Biografia do Autor

Jaimeson Machado Garcia, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Franciscano (2013, UNIFRA, Santa Maria - RS) e em Comunicação Social - Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria (2014, UFSM, Santa Maria - RS). Mestre pelo do Programa de Pós-graduação em Letras com bolsa do Programa BIPSS - Bolsas Institucionais para Programas de Pós-Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Edital 01/2019, UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) e doutorando também pelo do Programa de Pós-graduação em Letras (UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) com bolsa PROSUC/CAPES - Modalidade II. Durante o segundo semestre de 2023 realizou o doutorado-sanduíche no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica (COS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com co-orientação da Prof. Dra. Lucia Santaella.

Ana Cláudia de Almeida, Universidade de Santa Cruz do Sul

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Mestrado em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). É doutoranda em Letras também pela UNISC. É professora das disciplinas de Leitura e Produção de Texto, Redação Técnica e Métodos e Técnicas de Pesquisa no Centro de Educação Profissional da UNISC. Tem experiência na área de Letras e Comunicação, com ênfase nos seguintes temas: ouvidoria, narrativa, escuta e “eu”.

Downloads

Publicado

01-10-2024

Como Citar

GARCIA, J. M.; ALMEIDA, A. C. de. KINDLE DIRECT PUBLISHING: AS ETAPAS DA CADEIA TRADICIONAL DO LIVRO PRESENTES NA PRODUÇÃO DE UM LIVRO INDEPENDENTE POR MEIO DE UMA PLATAFORMA DE AUTOPUBLICAÇÃO. Ideação, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 64–79, 2024. DOI: 10.48075/ri.v26i2.32950. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/32950. Acesso em: 6 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos