FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O TRABALHO EDUCATIVO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v27i1.34800Palabras clave:
Formação profissional, instituições de acolhimento, educação não formal, políticas públicasResumen
Esta pesquisa em desenvolvimento, analisa os documentos regulatórios de uma instituição de acolhimento em Florianópolis, com foco na legislação educacional e políticas públicas sociais que garantem os direitos de crianças e adolescentes, destacando a importância de contribuir com a discussão sobre a formação e valorização profissional, para o atendimento integral às necessidades dos acolhidos neste contexto de educação não formal. A análise do contexto histórico-documental objetiva compreender a trajetória da institucionalização do acolhimento em Florianópolis, Brasil, identificando as diferentes concepções de assistência, às políticas públicas que marcaram essa trajetória, as práticas pedagógicas implementadas e a necessidade de formação específica, garantindo a qualidade da educação e o pleno desenvolvimento dos acolhidos. Utilizando uma metodologia qualitativa, baseada na análise documental e no levantamento de dados, busca-se compreender o percurso histórico da instituição de acolhimento e investigar como a análise documental e a legislação permite construir uma historicidade das instituições de acolhimento na cidade. A pesquisa realizada a partir de referenciais como Le Goff e Luciano Filho, busca responder às seguintes questões: como a formação profissional pode contemplar conteúdos e abordagens que atendam às especificidades das crianças acolhidas? Quais metodologias são mais adequadas para trabalhar com crianças em situação de vulnerabilidade no contexto educacional? Espera-se que esta pesquisa contribua para a compreensão da realidade da educação em instituições de acolhimento, subsidiando a elaboração de políticas públicas e programas que fortaleçam a formação, promovam o atendimento educacional de qualidade e garantam os direitos sociais de crianças em situação de acolhimento.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Política a respecto de publicaciones periódicas de libre acceso
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, y la obra se licencia simultáneamente bajo la Licencia de Atribución de Creative Commons, lo que permite que la obra se comparta con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, para publicarla en un depósito institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y alienta a los autores a que publiquen y distribuyan su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que ello puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (véase El efecto del acceso abierto).
Licencia Creative Commons
Esta obra está licenciada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Reconocimiento-No comercial-CompartirIgual 4.0, que permite compartir, copiar, distribuir, exhibir, reproducir, en su totalidad o en partes, siempre que no tenga un propósito comercial y se citen los autores y la fuente.