CARTAS DO CUIDADO: DIÁLOGO EDUCATIVO SOBRE O CÂNCER DE MAMA COM MULHERES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v27i2.35573Palavras-chave:
Neoplasias da Mama, Letramento em Saúde, Educação em Saúde, Saúde da Mulher, Prevenção de DoençasResumo
Objetivou-se descrever a construção e aplicação da dinâmica educativa “Cartas do Cuidado”, voltada à promoção do autocuidado e prevenção do câncer de mama na Atenção Primária à Saúde (APS). A ação foi desenvolvida por enfermeiros especialistas em oncologia, utilizando cartas temáticas ilustradas como dispositivos facilitadores do diálogo com mulheres usuárias da APS em um município de Minas Gerais. A atividade abordou quatro eixos: autocuidado, sentimentos e emoções, sinais de alerta e mitos ou verdades sobre o câncer de mama. A dinâmica contou com a participação de 64 mulheres, em formato expositivo-dialogado, promovendo reflexões críticas e compartilhamento de saberes. Os resultados evidenciaram o potencial das metodologias ativas para estimular o protagonismo feminino, ampliar a compreensão sobre a prevenção da doença e desconstruir desinformações. As participantes avaliaram positivamente a estratégia, destacando a linguagem acessível, o acolhimento e o desejo por continuidade das ações. Conclui-se que a abordagem lúdica, centrada na escuta ativa e no contexto sociocultural das participantes, favorece a autonomia, o vínculo com a equipe de saúde e a efetividade das práticas educativas. A experiência demonstra a viabilidade de replicação da metodologia em outros territórios, reafirmando a importância de práticas criativas e inclusivas no enfrentamento do câncer de mama na APS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.