EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v16i1.9416Palavras-chave:
Saúde da criança. Promoção da saúde. Universidades.Resumo
Objetivo: Articular conceitos da Ecologia do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner (1996) com práticas de promoção de saude e ensino universitário. Métodos: Problematização do tema da determinação social do processo saúde-doença e desenvolvimento de ações universitárias em comunidade voltada para o ensino, abrigamento e promoção da saúde de crianças em condições de vulnerabilidade social. Foram realizadas atividades em grupos com crianças de seis a doze anos, participantes de um projeto integrado entre uma Universidade Federal, em Minas Gerais, uma escola municipal de primeiro e segundo graus e um centro de convivência infantil. Foram desenvolvidas práticas interativas a partir da formação de duplas de trabalho, aumento da complexidade de cenários e envolvimento progressivo de acadêmicos e crianças na condução de processos lúdicos e instrucionais. Resultados: O aprendizado de aspectos teóricos e o desenvolvimento de habilidades pessoais dos acadêmicos universitários corresponderam aos objetivos geral e específicos da disciplina curricular e emergiu em concomitância a situações geradoras de desenvolvimento humano junto às crianças escolares envolvidas. Conclusões: Conceitos de Ecologia do Desenvolvimento Humano são pertinentes e úteis para estruturar trabalhos comunitários com crianças em situação de vulnerabilidade social e podem constituir bibliografia em disciplinas de graduação para estudantes universitários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.