EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Sandra de Azevedo Pinheiro
  • Rosa Maria Stefanini Macedo
  • Pollyana Cristina dos Santos Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v16i1.9416

Palavras-chave:

Saúde da criança. Promoção da saúde. Universidades.

Resumo

Objetivo: Articular conceitos da Ecologia do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner (1996) com práticas de promoção de saude e ensino universitário. Métodos: Problematização do tema da determinação social do processo saúde-doença e desenvolvimento de ações universitárias em comunidade voltada para o ensino, abrigamento e promoção da saúde de crianças em condições de vulnerabilidade social. Foram realizadas atividades em grupos com crianças de seis a doze anos, participantes de um projeto integrado entre uma Universidade Federal, em Minas Gerais, uma escola municipal de primeiro e segundo graus e um centro de convivência infantil. Foram desenvolvidas práticas interativas a partir da formação de duplas de trabalho, aumento da complexidade de cenários e envolvimento progressivo de acadêmicos e crianças na condução de processos lúdicos e instrucionais. Resultados: O aprendizado de aspectos teóricos e o desenvolvimento de habilidades pessoais dos acadêmicos universitários corresponderam aos objetivos geral e específicos da disciplina curricular e emergiu em concomitância a situações geradoras de desenvolvimento humano junto às crianças escolares envolvidas. Conclusões: Conceitos de Ecologia do Desenvolvimento Humano são pertinentes e úteis para estruturar trabalhos comunitários com crianças em situação de vulnerabilidade social e podem constituir bibliografia em disciplinas de graduação para estudantes universitários.


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Publicado

21-07-2014

Como Citar

PINHEIRO, S. de A.; MACEDO, R. M. S.; FERREIRA, P. C. dos S. EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Ideação, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 104–116, 2014. DOI: 10.48075/ri.v16i1.9416. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/9416. Acesso em: 3 nov. 2024.