RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E A OCORRÊNCIA DE ALAGAMENTOS NO NÚCLEO URBANO CENTRAL DE CURITIBA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i3.29479Resumo
O objetivo do presente artigo é avaliar a relação entre a coleta de resíduos sólidos urbanos e a ocorrência de alagamentos nos municípios pertencentes ao Núcleo Urbano Central de Curitiba (NUC), no período compreendido entre 2007 e 2018. Os resultados indicam que, por um lado, as taxas de urbanização nos municípios com ocorrência elevada de alagamento encontram-se acima de 30%. Por outro, aqueles com as maiores ocorrências (Araucária, Curitiba e São José dos Pinhais) pertencem ao grupo dos maiores investimentos quanto aos resíduos. Portanto, a partir desta relação, pode-se destacar que o problema se encontra na insuficiência dos sistemas de drenagem local. Baseado nisso, destaca-se a importância dos gestores públicos na implementação de medidas de controle e fiscalização quanto ao descarte correto de resíduos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 International Journal of Environmental Resilience Research and Science - IJERRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.