A Importância de Fatores Sócio Econômicos e da Infraestrutura Verde na Saúde Respiratória nos Municípios do Estado do Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i3.32240Resumo
O artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre as relações entre fatores sócio econômicos, infraestrutura verde urbana e saúde respiratória nos municípios do Estado do Paraná, Brasil, no contexto da proposição do aumento de áreas verdes como medidas mitigatórias e de adaptação às mudanças climáticas no ambiente urbano construído. Os dados foram extraídos de bases de dados nacionais de domínio público. A metodologia envolveu análises da estatística básica e multivariada de indicadores que representam essas variáveis. Os resultados demonstraram que, em média, os municípios com maior área de biodiversidade por habitante apresentam menores taxas de internações decorrentes de doenças respiratórias (CID-10 X). A análise dos dados também demonstrou que a infraestrutura verde fornece serviços ecossistêmicos para uma melhor saúde respiratória, mas estes estão interligados com fatores socioeconômicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.