Percepção dos Riscos de Desastres Naturais em Curitiba: O Caso da Vila Torres
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32239Resumo
O objetivo principal desse estudo foi analisar a percepção dos riscos de desastres deflagrados por eventos meteorológicos extremos em comunidades vulneráveis. Foi tomado como objeto para o estudo a Comunidade da Vila Torres em Curitiba, PR, Brasil. A região é afetada frequentemente por inundações e alagamentos. O método envolveu a realização de entrevistas estruturadas através de questionários sobre a temática da pesquisa com mais de 300 indivíduos residentes no local. Foram analisadas características sócio demográficas, e percepção de risco. Os resultados mostraram que quase a metade dos entrevistados são ou já foram afetados por inundações. Os resultados suportam a necessidade de que os sistemas de alerta e planos de evacuação contemplem questões de gênero, já que as mulheres, a maioria dos sujeitos entrevistados, relataram que são responsáveis por crianças e pessoas com alguma incapacidade. Além da atenção diferenciada às mulheres, os idosos, onde se concentra a maior parte de não letrados, também merecem atenção especial pelas dificuldades intrínsecas de quem não é alfabetizado nas situações de risco de desastres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.