Transferência de tecnologias para promoção da segurança alimentar em comunidades quilombolas no semiárido Piauiense
Resumo
Este estudo explora a transferência de tecnologias por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural direcionada às comunidades quilombolas do semiárido piauiense, uma região marcada por desafios climáticos e socioambientais que afetam a produção de alimentos e geram insegurança alimentar. Utilizando metodologias participativas, foram aplicados métodos individuais e grupais de caráter motivacional e instrucional, promovendo o diálogo entre ciência e saberes locais. A pesquisa, de caráter qualitativo e do tipo relato de experiência, avaliou os resultados do projeto “Quintais Agroflorestais”, promovido pelo Instituto LUSS. Inicialmente, houve a participação de cinco famílias rurais. Contudo, no decorrer do processo, houve a desistência de duas famílias. De acordo com os beneficiários, obteve-se, em pouco tempo, uma produção agrícola diversificada, maior retenção da água no solo e regeneração do bioma. Ressalta-se que para efetividade do projeto Quintais Agroflorestais é necessário que haja a promoção de interações satisfatórias entre os técnicos e os protagonistas locais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.



