USO DE GEOTECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA PARA DELIMITAÇÃO E MONITORAMENTO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO MUNICÍPIO DE BONITO - MS

Autores

  • Lucas Candido Rodrigues Aranda Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Noé Barroso dos Santos Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Camila da Silva Dourado Centro Universitário Adventista de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-4485-7319

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i1.30573

Resumo

As áreas de preservação permanente (APPs) têm um papel fundamental na manutenção da biodiversidade e na qualidade ambiental dos recursos naturais. A aplicação das técnicas de geoprocessamento para identificação e zoneamento das APPs, e para determinação aptidão do uso das terras possibilita uma melhor fiscalização e planejamento do uso racional dos recursos água e solo. Diante disto, o objetivo deste trabalho é identificar e delimitar e monitorar as áreas de preservação permanente de cursos d'água, bem como, a mudança do uso da terra da Bacia Hidrográfica do município de Bonito - MS, com vistas a sua ocupação racional e identificação de possíveis áreas de conflito do uso do solo e água. Para isto, foram utilizados dados de imagens orbitais, bases cartográficas, e edafoclimáticas, para gerar o mapeamento específico das APPs de cursos d´água, por meio de técnicas de geoprocessamento. Os resultados obtidos permitiram identificar e espacializar as áreas de preservação permanente, bem como os diferentes usos do solo para o período 1985 e 2020.  

Downloads

Publicado

30-03-2023

Como Citar

ARANDA, L. C. R. .; SANTOS, N. B. dos .; DOURADO, C. da S. . USO DE GEOTECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA PARA DELIMITAÇÃO E MONITORAMENTO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO MUNICÍPIO DE BONITO - MS. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1–13, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i1.30573. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/30573. Acesso em: 20 abr. 2024.