Uso de Drones para determinar declividade e potencial para mecanização agrícola em áreas de plantio de cana-de-açúcar
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v7i2.34500Resumo
O crescimento da produção de cana-de-açúcar no Brasil tem sido impulsionado por vários fatores, incluindo a expansão das áreas cultivadas, o aprimoramento das técnicas agrícolas e a crescente demanda por etanol como biocombustível. Neste cenário, o geoprocessamento desempenha um papel essencial, na otimização da produção e na gestão das plantações de cana-de-açúcar. Ferramentas de geoprocessamento, como o levantamento topográfico realizado com VANT (aerofotogrametria) permite o monitoramento detalhado das áreas de cultivo, planejamento do uso da terra, e identificação de áreas mais adequadas para expansão. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é determinar a declividade do terreno, com uso de imagens de drones, a fim de identificar potencialidades para a mecanização agrícola em áreas com cultivo de cana-de-açúcar. Para isto foram utilizadas 731 imagens capturadas pelo VANT ARATOR 5C, e aplicadas técnicas de geoprocessamento para gerar o Modelo Digital de Elevação, mapas de declividade e mapas de curvas de níveis da área. Os resultados mostraram que embora a área tenha declividade classificada como suave ondulada, ela apresenta potencial para produção e mecanização agrícola. Sendo necessário o uso de curvas de nível para garantir alta produtividade e a partir do levantamento aéreo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.



