A DIVERSIDADE DE TEXTOS E A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGÜÍSTICA

Autores

  • Elódia Constantino Roman

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v8i14.914

Resumo

Os PCN sugerem que se deva tomar como ponto de partida o texto produzido pelo aluno, para, também, trabalhar os aspectos gramaticais que possam instrumentalizá-lo no domínio da modalidade escrita da língua. Se pensarmos na perspectiva de uma didática voltada para a produção e interpretação de textos, entendemos que diferentes atividades devem servir de apoio para a discussão de muitos aspectos da língua. Assim, não se justifica tratar o ensino gramatical desvinculado das práticas de linguagem. Pretendemos mostrar algumas atividades em que se pode enfatizar o emprego dos recursos morfossintáticos na produção textual, para que as diversas funções das palavras sejam reconhecidas e aplicadas. No momento em que a palavra é empregada com um novo significado, ela precisa mudar seu comportamento gramatical de acordo com a sua nova função. Deve-se observar, também, os diferentes componentes do sistema lingüístico em que a variação se manifesta na morfologia, na sintaxe. A prática de análise lingüística pode ser conduzida através da própria produção textual do aluno.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

ROMAN, E. C. A DIVERSIDADE DE TEXTOS E A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGÜÍSTICA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 8, n. 14, p. p. 221–236, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v8i14.914. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/914. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos