Cooperativismo e as Formas de Produção e Comercialização em Cuba
Keywords:
Cooperativismo, Cuba, Revolução de 1959, Formas de produção.Abstract
O cooperativismo surgiu no século XIX como uma proposta de superação do sistema capitalista e como contraponto as ideias marxistas de transformação social pela luta de classe. Mas, as cooperativas se multiplicaram pelo mundo em articulação com a expansão do capital e a economia de mercado. Em Cuba, o triunfo da Revolução de 1959 lançou as bases para novas formas de participação e gestão econômica. Neste contexto, foram abertas as possibilidades para a criação de cooperativas com reconhecimento constitucional e apoio estatal. Inicialmente voltadas para o desenvolvimento da agricultura, as cooperativas foram responsáveis exclusivamente pela produção alimentícia, até ser aprovado o decreto-lei que autorizava a criação de cooperativas não-agrícolas. Desse processo, foram criadas as Cooperativas de Crédito e Serviços, as Cooperativas de Produção Agrícola e a Unidade Básica de Produção Cooperativa. Porém, as transformações em curso na economia cubana e os acordos adotados no VI Congresso do Partido Comunista abrem espaço para a criação de cooperativas em diferentes setores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.