Estudo qualitativo para discutir como tecnologias de informação e comunicação se relacionam com formação docente
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28511Resumo
Considera-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) interferem e mediam os processos comunicativos, inclusive em sala de aula. Assim buscou compreender se a formação docente empodera para o uso das TICs em sala de aula. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo com 30 professores da rede pública de Cascavel/PR, sendo que os dados foram coletados através de entrevistas, posteriormente, agrupadas e analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. Constatou-se que, dos 30 professores entrevistados, 26 são especialistas. Porém, parece haver certo descompasso entre a formação e atuação, visto que, vários fatores podem tornar este professor um sobrevivente do sistema vigente, o que dificulta a inserção das TICs na sala aula. Infere-se que, o uso da TICs em sala de aula deve estar atrelado a formação docente, visto que mudanças na sociedade da era tecnológica exigem um professor com formação sólida.
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