Estudo qualitativo para discutir como tecnologias de informação e comunicação se relacionam com formação docente

Auteurs-es

  • Alessandro Rodrigo Zanato
  • Dulce Maria Strieder
  • Terezinha Aparecida Campos

DOI :

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28511

Résumé

Considera-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) interferem e mediam os processos comunicativos, inclusive em sala de aula. Assim buscou compreender se a formação docente empodera para o uso das TICs em sala de aula. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo com 30 professores da rede pública de Cascavel/PR, sendo que os dados foram coletados através de entrevistas, posteriormente, agrupadas e analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. Constatou-se que, dos 30 professores entrevistados, 26 são especialistas. Porém, parece haver certo descompasso entre a formação e atuação, visto que, vários fatores podem tornar este professor um sobrevivente do sistema vigente, o que dificulta a inserção das TICs na sala aula. Infere-se que, o uso da TICs em sala de aula deve estar atrelado a formação docente, visto que mudanças na sociedade da era tecnológica exigem um professor com formação sólida.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALVES, L. R.; GIACOMINI M. A.; TEIXEIRA, V. M.; HENRIQUES, S. H.; CHAVES, L. D. P. Reflexões sobre a formação docente na pós-graduação. Esc. Anna Nery: Revista de Enfermagem [online], Rio de Janeiro, v. 23, n. 3, p.1-7, 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452019000300503&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 dez. 2020.

ARAÚJO, M. V.; BARROS, D. Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas no município de Aquiraz. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. São Paulo, Ano 4, Ed. 5, v.6, p. 56-201, mai., 2019. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/pedagogia/praticas-pedagogicas>. Acesso em: 13 dez. 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1997.

BRASIL. Ministério de Educação. Plano Nacional de Educação. 2014. Disponível em: <https://pne.mec.gov.br/>. Acesso em: 10 dez. 2020.

CANÁRIO, R. Mudar as escolas: o papel da formação e da pesquisa. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1991.

COSTA, C.S.; MATTOS, F.R. Tecnologia na sala de aula em relatos de professores. Curitiba: CRV, p. 202, 2016, (Série: Recursos Didáticos Multidisciplinares, v. 1).

COSTA, M.C.; SOUZA, M.A.S. O uso das TICs no processo ensino e aprendizagem na escola alternativa “lago dos cisnes”. Revista Valore, Volta Redonda, 2 (2): 220-235, ago./dez. 2017. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/blog/mpcp2/files/2017/04/Tecnologia-na-Sala-de-Aula-em-Relatos-de-Professores-ilovepdf-compressed.pdf. Acesso em: 12 nov.2020.

FELDMANN, M.G. (Org.). Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Editora SENAC, 2009.

GATTI, B.A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7ª. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

LIBÂNEO, J.C. Organização e Gestão da Escola – teoria e prática. Goiânia/GO: Alternativa, 2004.

MALACARNE, V. Os professores de química, física e biologia da região oeste do Paraná: formação e atuação. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14062007-164949/pt-br.php>. Acesso em: 10 nov. 2020.

MELLO, G.N. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical.São Paulo Perspec., São Paulo, v. 14, n. 1, p. 98-110, mar. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000100012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 nov.2020.

MERCADO, L.P. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió/AL: Edufal, 1999. Disponível em: <http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1324>. Acesso em 10 nov. 2020.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10ª Ed. São Paulo/SP, HUCITEC, 2007.

MORAN, J.M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas/SP: Papirus Editora, 2007.

MOURA, E.; BRANDÃO, E. Uso das tecnologias digitais na modificação da prática educativa escolar. Revista Científica Fazer, s/l, v. 1, n. 1, p.1-17, 2013. Disponível em: <https://docplayer.com.br/5008361-O-uso-das-tecnologias-digitais-na-modificacao-da-pratica-educativa-escolar-use-of-digital-technologies-in-education-school-modification-of-practice.html>. Acesso em: 15 nov.2020.

PARANÁ. Boletim. Resultados do Censo Escolar. Curitiba/PR, n. 6, jun./jul. 2014.

RAMOS, M.; COPPOLA, N.C. O uso do computador e da internet como ferramentas pedagógicas, 2008/2009. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2551-8.pdf> Acesso em: 09 dez. 2020.

ROSTAS, M.H.S.G. Formação de professores: aspectos de um processo em construção. Rev. Int. de Form. de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 4, n.2, p. 169-185, abr./jun., 2019. Disponível em: . Acesso em: 09 dez. 2020.

SILVA, P.H.G. Educação na contemporaneidade: as mídias digitais como processo de ensino/aprendizagem na cibercultura. 2018. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica), Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2018. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/180794/silva_phg_me_bauru.pdf?sequence=3&isAllowed=y>. Acesso em: 10 dez. 2020.

Téléchargements

Publié-e

28-12-2021

Comment citer

RODRIGO ZANATO, A. .; MARIA STRIEDER, D. .; APARECIDA CAMPOS, T. . Estudo qualitativo para discutir como tecnologias de informação e comunicação se relacionam com formação docente. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 489–501, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28511. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/28511. Acesso em: 6 juin. 2025.

Numéro

Rubrique

Pesquisa