A tabela periódica dos elementos químicos

combinando História da Ciência e ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.2.28785

Palavras-chave:

Ensino de Química, Tabela Periódica, Classificação dos Elementos Químicos

Resumo

O artigo tem como objetivo a apresentação e a discussão de uma proposta didática cujo foco foi a incorporação de fatos históricos sobre as ideias de classificação dos elementos químicos que ocorreram ao longo dos séculos XIX e XX. A proposta foi elaborada para o desenvolvimento em turmas do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de um município mineiro. No entanto, com as restrições sociais impostas pela pandemia do SARS-COV-2, a proposta teve que ser reelaborada de modo a atender as recomendações sanitárias e as propostas impostas de ensino e aprendizagem da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Os resultados apontam que os estudantes elaboraram diferentes estratégias, usando determinadas características fornecidas, para classificar 18 dos elementos químicos conhecidos. Além dos resultados que apresentamos neste artigo destacamos as mudanças, as dificuldades e as possibilidades do trabalho docente frente ao ensino remoto concomitante às políticas públicas educacionais do Estado de Minas Gerais.

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Biografia do Autor

Deividi Marcio Marques, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação para a Ciência pela Univsersidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Professor do Magistério Superior, Instituto de Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais.

Iago Ferreira Espir, Escola Estadual de Minas Gerais

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação – mestrado profissional, em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor da Educação Básica, Uberlândia, Minas Gerais.

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Publicado

31-08-2023

Como Citar

MARQUES, D. M.; ESPIR, I. F. A tabela periódica dos elementos químicos: combinando História da Ciência e ensino remoto. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 225–253, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.2.28785. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/28785. Acesso em: 8 maio. 2024.