Histórias em quadrinhos como estratégia para o ensino de Química

Autores

  • Leandro Araujo de Freitas Universidade Federal do Paraná
  • João Vitor Glodzinski Universidade Federal do Paraná
  • Samuel Cavalheiro de Lima Universidade Federal do Paraná
  • Eliane do Rocio Alberti Universidade Federal do Paraná
  • Guilherme Sippel Machado Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Ludicidade, Minicurso, Ensino remoto

Resumo

As histórias em quadrinhos podem ser uma estratégia interessante para o ensino de química, neste contexto, o presente trabalho apresenta a realização de duas edições de minicursos que tiveram como objetivo verificar se os estudantes participantes conseguiriam ou não expressar os conteúdos de química por meio da produção de suas histórias em quadrinhos. O público alvo foi composto por discentes de cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná. Os estudantes matriculados no minicurso foram desafiados tanto a responderem atividades baseadas em histórias em quadrinhos previamente produzidas pelos autores, bem como a elaborarem uma história em quadrinhos abordando um tema de química. Os estudantes que concluíram os minicursos conseguiram utilizar os diferentes conceitos químicos para criarem suas histórias em quadrinhos, confirmando a importância da necessidade de diversificação das estratégias de ensino na área de química para uma aprendizagem mais significativa e também de forma lúdica.

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Biografia do Autor

Leandro Araujo de Freitas, Universidade Federal do Paraná

Estudante de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas.

João Vitor Glodzinski, Universidade Federal do Paraná

Estudante de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas.

Samuel Cavalheiro de Lima, Universidade Federal do Paraná

Estudante de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas.

Eliane do Rocio Alberti, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

Guilherme Sippel Machado, Universidade Federal do Paraná

Doutor pela Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

26-08-2022

Como Citar

FREITAS, L. A. de .; GLODZINSKI, J. V. .; LIMA, S. C. de .; ALBERTI, E. do R.; MACHADO, G. S. Histórias em quadrinhos como estratégia para o ensino de Química. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 266–285, 2022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/28908. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência