A Tecnologia de Informação e Comunicação no ensino de Matemática:
relação com a teoria epistemológica de Vygotsky
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.1.29370Palavras-chave:
Sociedade, Vygotsky, Tecnologias, EpistemologiaResumo
O presente ensaio apresenta a abordagem epistemológica de Vygosky, no qual faz-se uma relação com as tecnologias no ensino de matemática. O objetivo geral deste ensaio é identificar como a epistemologia de Vygotsky interage com a tecnologia no ensino de matemática. No entanto, visa responder alguns questionamentos como problemáticas. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, os textos utilizados para fundamentar esse trabalho foram escolhidos de acordo com as discussões na disciplina do Mestrado. Os resultados evidenciam o quanto a epistemologia de Vygotsky se relaciona com as mudanças sociais e a inserção da tecnologia no ensino de matemática. Assim, a partir dessa epistemologia é possível discutir as tecnologias nos ambientes educacionais no ensino de matemática o que configura uma relação entre o pensamento do teórico Vygotsky com as mudanças contemporâneas.
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