Discursos docentes acerca do Novo Ensino Médio no Rio Grande do Sul a partir da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.1.29440Palavras-chave:
Discurso curricular, Reformas Educacionais, Flexibilização Curricular, Formação DocenteResumo
Neste artigo são analisadas as compreensões de Professoras da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) em atividade na Educação Básica (EB) acerca da implementação da proposta do Novo Ensino Médio (EM) em escolas da região das Missões no Rio Grande do Sul (RS). A política do Novo EM no Brasil é discutida buscando contemplar aspectos que marcam as mudanças principalmente com a flexibilização curricular decorrente dos itinerários formativos. Os dados foram gerados a partir da pesquisa de natureza qualitativa. Identificamos de forma mais recorrente compreensões que evidenciam entendimento da política do Novo EM como eficaz, porém com implicações para o contexto e práticas inovadoras em sala de aula. Concluímos que o fortalecimento da política curricular do Novo EM está vinculado aos entendimentos construídos em contexto escolar, como também a forma como as políticas educacionais chegam às escolas e são interpretadas pelas equipes gestoras e professores.
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