O Programa Ciência na Escola na Universidade Federal da Fronteira Sul:

contextos e processos de formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29503

Palavras-chave:

Formação inicial, Formação continuada, Ensino de ciências, Investigação-Formação-Ação, Comunidade Autorreflexiva

Resumo

Este artigo pretende apresentar e analisar o Projeto Ciência na Escola em modelo remoto. Realizamos um levantamento das atividades propostas pelo projeto em consonância com as metas estabelecidas pelo mesmo, para visibilizar os produtos desenvolvidos ao longo dos anos de 2020 a 2021. Por meio de uma pesquisa qualitativa e documental e, usando a análise de conteúdo, tecemos a análise a partir do espaço-tempo de formação continuada de professores, por meio da mídia social Facebook, denominada de Comunidade Autorreflexiva Ciências na Escola. Participaram das ações de 2020 a 2021, mais de 2800 professores em formação de diferentes níveis. As temáticas de maior destaque em transmissões ao vivo e as produções desencadeadas foram: jogos didáticos, atividades práticas, experimentos, entrevistas, entre outras. Ao longo do desenvolvimento do projeto, observou-se a transformação de concepções, metodologias e práticas de ensino em processo mediado por tecnologias, dado com investigação, formação e ação em Ciências.

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Biografia do Autor

Eduarda da Silva Lopes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestra em Ensino de Ciências, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo, RS. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: eduardalopes.bio@gmail.com.

Daniele Bremm, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Ensino de Ciências, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo, RS. Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil. E-mail: bremmdaniele@gmail.com.

Jéssica Hensing Nilles, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda em Ensino de Ciências, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo, RS. E-mail: jessicahnilles@gmail.com.

Morgana Welke, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda em Ensino de Ciências, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo, RS. E-mail: morganawelke@gmail.com.

Carlos Alberto Soares dos Santos Filho, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestrando em Ensino de Ciências, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo, RS. E-mail: carlos.asdsf@gmail.com.

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professor Adjunto na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo, RS, Brasil. E-mail: bioroque.girua@gmail.com.

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

LOPES, E. da S.; BREMM, D.; NILLES, J. H.; WELKE, M.; SANTOS FILHO, C. A. S. dos; GÜLLICH, R. I. da C. O Programa Ciência na Escola na Universidade Federal da Fronteira Sul:: contextos e processos de formação de professores. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 536–558, 2022. DOI: 10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29503. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/29503. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa