O Programa Ciência na Escola na Universidade Federal da Fronteira Sul:
contextos e processos de formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29503Palavras-chave:
Formação inicial, Formação continuada, Ensino de ciências, Investigação-Formação-Ação, Comunidade AutorreflexivaResumo
Este artigo pretende apresentar e analisar o Projeto Ciência na Escola em modelo remoto. Realizamos um levantamento das atividades propostas pelo projeto em consonância com as metas estabelecidas pelo mesmo, para visibilizar os produtos desenvolvidos ao longo dos anos de 2020 a 2021. Por meio de uma pesquisa qualitativa e documental e, usando a análise de conteúdo, tecemos a análise a partir do espaço-tempo de formação continuada de professores, por meio da mídia social Facebook, denominada de Comunidade Autorreflexiva Ciências na Escola. Participaram das ações de 2020 a 2021, mais de 2800 professores em formação de diferentes níveis. As temáticas de maior destaque em transmissões ao vivo e as produções desencadeadas foram: jogos didáticos, atividades práticas, experimentos, entrevistas, entre outras. Ao longo do desenvolvimento do projeto, observou-se a transformação de concepções, metodologias e práticas de ensino em processo mediado por tecnologias, dado com investigação, formação e ação em Ciências.
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