Processos formativos de professores em feiras ou mostras de Ciências comunicados na comunidade científica brasileira

Autores

  • Gabriela Traversi Universidade Federal do Rio Grande
  • Valmir Heckler Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29647

Palavras-chave:

Feiras de Ciências, Mostras Científicas, Formação de Professores

Resumo

O estudo comunica compreensões do que se mostra dos processos formativos de professores em Feiras ou Mostras de Ciências em publicações brasileiras. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura com informações coletadas nas publicações científicas nacionais (teses, dissertações, artigos científicos e de conferência), do Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (Oasisbr). A análise das informações foi constituída por seleção, descrição, interpretação e comunicação de compreensões em uma perspectiva da Fenomenologia Hermenêutica. Os resultados da análise mostram os professores que organizam e realizam Feiras e Mostras Científicas, encontrando nesses espaços, oportunidade de formação, ao refletirem sobre suas práticas, discutirem a organização, planejarem e orientarem projetos para participação nas Feiras de Ciências. Porém, também foi constatado que as pesquisas voltadas à formação de professores em Feiras ou Mostras de Ciências são incipientes. O estudo evidenciou ausência de registros de teses e número baixo de dissertações com enfoque nos processos formativos.

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Biografia do Autor

Gabriela Traversi, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Ensino (IFSul/CAVG). Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil. E-mail: gabrielastraversi@gmail.com.

Valmir Heckler, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação em Ciências (FURG). Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil. E-mail: valmirheckler@gmail.com.

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

TRAVERSI, G.; HECKLER, V. . Processos formativos de professores em feiras ou mostras de Ciências comunicados na comunidade científica brasileira. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 559–583, 2022. DOI: 10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29647. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/29647. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa