A busca por uma ou mais estratégias ganhadoras em um jogo combinatório de tabuleiro
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29673Palavras-chave:
Jogo, Raciocínio Combinatório, Diagrama de Árvore, Jogo combinatórioResumo
Este trabalho objetiva tornar conhecida proposta ensino-aprendizagem acerca objetos de conhecimentos básicos de Combinatória por meio jogo combinatório de estratégia, em tabuleiro nomeado Grelha Quadrada 3 x 3, em consonância com indicações presentes Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para estudantes a partir do 5º Ano Ensino Fundamental. A proposta visa fomentar a apropriação, exercício e desenvolvimento do raciocínio combinatório nas tomadas de decisão relativas à movimentação tampinhas garrafa pet sobre o tabuleiro consoante regras estabelecidas, de modo construir um diagrama de árvore que mostre todas as possibilidades do desenrolar de uma partida, desde o movimento inicial, de modo a avaliar a existência ou não uma ou mais estratégias ganhadoras, para cada jogador. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que culminou com a proposta do jogo, segunda a qual objetiva-se dimensionar qual importância e qual contribuição tal jogo representa para a melhoria do ensino-aprendizagem de Combinatória e disponibilizar material didático para uso dos professores.
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