A busca por uma ou mais estratégias ganhadoras em um jogo combinatório de tabuleiro

Autores

  • Paulo Jorge Magalhaes Teixeira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29673

Palavras-chave:

Jogo, Raciocínio Combinatório, Diagrama de Árvore, Jogo combinatório

Resumo

Este trabalho objetiva tornar conhecida proposta ensino-aprendizagem acerca objetos de conhecimentos básicos de Combinatória por meio jogo combinatório de estratégia, em tabuleiro nomeado Grelha Quadrada 3 x 3, em consonância com indicações presentes Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para estudantes a partir do 5º Ano Ensino Fundamental. A proposta visa fomentar a apropriação, exercício e desenvolvimento do raciocínio combinatório nas tomadas de decisão relativas à movimentação tampinhas garrafa pet sobre o tabuleiro consoante regras estabelecidas, de modo construir um diagrama de árvore que mostre todas as possibilidades do desenrolar de uma partida, desde o movimento inicial, de modo a avaliar a existência ou não uma ou mais estratégias ganhadoras, para cada jogador. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que culminou com a proposta do jogo, segunda a qual objetiva-se dimensionar qual importância e qual contribuição tal jogo representa para a melhoria do ensino-aprendizagem de Combinatória e disponibilizar material didático para uso dos professores.

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Biografia do Autor

Paulo Jorge Magalhaes Teixeira, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educacão Matemática, Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN), Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense (UFF), Rua Sáo Paulo, s/no, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, E-mail: paulojorge@id.uff.br.

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

TEIXEIRA, P. J. M. A busca por uma ou mais estratégias ganhadoras em um jogo combinatório de tabuleiro. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 320–343, 2022. DOI: 10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29673. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/29673. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa