Um estudo sobre a função de expanção discursiva e operações que caracterizam o raciocínio segundo Raymond Duval
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.4.29749Palavras-chave:
expansão discursiva, raciocínio, argumentaçãoResumo
A noção de função de expansão discursiva da língua permite que se analise a produção discente em resposta à diversas atividades de ensino propostas. Por meio dessa função se pode perceber o que o aluno de fato está “pensando” quando é provocado para produzir respostas. Tais respostas estimuladas por questões do tipo “justifique a resposta” podem constituir formas de raciocínio segundo a perspectiva de Raymond Duval. Tendo em vista uma ausência muito sentida de demonstrações no ensino e nos livros didáticos de matemática no nível básico, o desenvolvimento do raciocínio fica muito por conta de atividades que possam estimular o seu desenvolvimento. Que tipos de atividades são essas? Para responder a essa questão, principalmente, tomou-se por base os trabalhos de Raymond Duval sobre a função de expansão discursiva relacionada ao raciocínio, para poder caracterizar discursos discentes em atividades matemáticas que possam ser considerados raciocínio e com isso contribuir para a sua prática.
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