Uma abordagem multissensorial para o ensino de cromatografia em uma perspectiva inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.1.30185Palavras-chave:
Cromatografia, Educação inclusiva, Didática Multissensorial, Ensino de QuímicaResumo
O ensino e a aprendizagem de Ciências são comumente associados à visão. Particularmente, no ensino de cromatografia, a visão ganha destaque. A cromatografia é a técnica de separação de substâncias, bastante empregada no ensino de ciências para abordar conceitos e métodos científicos relacionados ao conteúdo de polaridade e separação de misturas, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular. Diferentes colorações são obtidas após o processo de separação, restringindo assim a aprendizagem de alunos com deficiência visual. Soler (1999) propõe que a aprendizagem pode acontecer utilizando todos os canais sensoriais, na perspectiva da Didática Multissensorial. No entanto, na literatura existem poucos trabalhos que apresentem propostas de ensino de Química nessa perspectiva. Assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar e descrever uma proposta de ensino de cromatografia pautada na perspectiva da multissensorialidade que, quando executada, possibilite a compreensão de conceitos relativos ao conteúdo de cromatografia a qualquer estudante, na perspectiva da Educação Inclusiva.
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