Condições pedagógicas na formação inicial docente de um curso de Ciências Biológicas
avanços e restrições
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.2.30198Palavras-chave:
Currículo, Projeto político do curso, Identidade docente, Formação de professores de BiologiaResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar as alterações no Projeto Político Curricular (PPC) de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Estadual do Estado do Paraná aprovadas em 2019, como suas contribuições para a formação inicial docente. Valendo-se de análise documental comparativa como caminho metodológico, as alterações foram analisadas e contrastadas com o PPC anterior aprovado em 2010 e vigente até 2019. Os resultados apontam que o novo projeto visa extinguir a ambiguidade curricular da licenciatura, articulando os conhecimentos específicos com a educação básica e a prática pedagógica, acompanhando as orientações de documentos oficiais recentes que regem a educação e o ensino superior no Brasil. Conclui-se que as alterações, embora ainda atreladas à formação de biólogos técnicos, foram importantes para ressignificar a formação docente em biologia. Sugere-se a necessidade de novas reformulações e a avaliação do perfil de egressos a partir da implantação do PPC atual do curso.
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