Condições pedagógicas na formação inicial docente de um curso de Ciências Biológicas

avanços e restrições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.2.30198

Palavras-chave:

Currículo, Projeto político do curso, Identidade docente, Formação de professores de Biologia

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar as alterações no Projeto Político Curricular (PPC) de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Estadual do Estado do Paraná aprovadas em 2019, como suas contribuições para a formação inicial docente. Valendo-se de análise documental comparativa como caminho metodológico, as alterações foram analisadas e contrastadas com o PPC anterior aprovado em 2010 e vigente até 2019. Os resultados apontam que o novo projeto visa extinguir a ambiguidade curricular da licenciatura, articulando os conhecimentos específicos com a educação básica e a prática pedagógica, acompanhando as orientações de documentos oficiais recentes que regem a educação e o ensino superior no Brasil. Conclui-se que as alterações, embora ainda atreladas à formação de biólogos técnicos, foram importantes para ressignificar a formação docente em biologia. Sugere-se a necessidade de novas reformulações e a avaliação do perfil de egressos a partir da implantação do PPC atual do curso.

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Biografia do Autor

Jessica, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em licenciatura em Ciências Biol´ógicas pela Universidade Estadual de Maringá (2021) e atualmente cursa Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual com foco em currículo, formação inicial e identidade docente.

Fabiana , Universidade Estadual de Maringá

Sou Professora Adjunta do Departamento de Biologia (DBI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e tenho atuação nas áreas de Pesquisa e Formação em Ensino de Ciências e Biologia, em Estudos de Gênero e Estudos das Sexualidades, amparada e inspirada pelas teorizações pós-estruturalistas, pelos Estudos Culturais das Ciências e pelas Epistemologias Feministas. Minha trajetória compreende a Licenciatura em Ciências Biológicas (UNESP - Campus Rio Claro), o Mestrado em Educação (UNICAMP) e um Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM). Tenho aproximado minhas discussões ao artivismo político e artístico, especialmente, contra violências de gênero, violência contra minorias LGBTTQIA+ e minorias étnicas. Penso a Biologia como modo de exercer política por outras vias e, norteada por essa questão, defendo um conhecimento biológico também libertário.

Ana Lúcia, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1979), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (1990); doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade do Estado do Paraná- UNESPAR do campus de Paranavaí e pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2017). Professora Associada do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá, atualmente aposentada, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM. Coordena o Grupo de Estudos em Ciências, Ensino e Ambiente - GECENA da Universidade Estadual de Maringá, atuando, principalmente, nas seguintes linhas de pesquisa: Educação Ambiental, Temas Controversos, Formação de Professores, Processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências e Biologia, Avaliação Escolar. É membro da Associação Brasileira de Ensino de Ciências (ABRAPEC) e da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio).

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Publicado

31-08-2023

Como Citar

SILVA DOS SANTOS, J.; APARECIDA DE CARVALHO, F.; OLIVO ROSAS MOREIRA, A. L. Condições pedagógicas na formação inicial docente de um curso de Ciências Biológicas: avanços e restrições. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 105–133, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.2.30198. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30198. Acesso em: 1 maio. 2024.