O processo didático e pedagógico na construção de cenários animados por alunos com indicativo de altas habilidades/superdotação

Autores

  • Maria Ivete Basniak Universidade Estadual do Paraná (Unespar)
  • Emili Boniecki Carneiro Universidade Estadual do Paraná (Unespar)
  • Enrico Marcelo Miroto Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30732

Palavras-chave:

Inquiry, GeoGebra, Educação Matemática

Resumo

 

Desde 2017 são realizadas intervenções com alunos com indicativo de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) de uma escola pública sediada no mesmo espaço da Universidade em que são realizados projetos de pesquisa com a construção de cenários animados no GeoGebra. Neste contexto, o trabalho discute os principais condicionantes didáticos e pedagógicos envolvidos na construção de cenários animados por alunos com indicativo AH/SD. Foram analisados vídeos coletados em 2019 considerando sete atribuições que auxiliam na classificação dos materiais científicos levando em conta o potencial na aprendizagem através da investigação: asserções, informações não programadas, cognição, argumentação sólida, menção à teoria, uso da definição e experimentação. Identificou-se o potencial da construção de cenários animados no GeoGebra para a compreensão de conteúdos matemáticos, quando mediados pela ação do professor ao questionar o aluno e, especialmente ao interferir formalizando definições matemáticas que eles não poderiam associar ao cenário sem o professor. 

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Biografia do Autor

Maria Ivete Basniak, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Doutora em Educação. Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). União da Vitória. Paraná.

Emili Boniecki Carneiro, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Licenciada em Matemática. Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). União da Vitória.

Enrico Marcelo Miroto, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Licenciado em Matemática. Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). União da Vitória.

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Publicado

05-10-2023

Como Citar

BASNIAK, M. I.; CARNEIRO, E. B.; MIROTO, E. M. O processo didático e pedagógico na construção de cenários animados por alunos com indicativo de altas habilidades/superdotação. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 421–435, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30732. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30732. Acesso em: 9 maio. 2024.