Uma história da escola itinerante Valmir Motta de Oliveira

Autores

  • Bruno Elias Domingues Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Linlya Sachs Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30845
Agências de fomento
Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (campus Cornélio Procópio)

Palavras-chave:

Educação do Campo, Escola Itinerante, História Oral, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Paraná

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma investigação historiográfica sobre o processo de constituição e funcionamento da Escola Itinerante Valmir Motta de Oliveira, localizada no Acampamento Valmir Mota de Oliveira, no município de Jacarezinho, estado do Paraná. As Escolas Itinerantes do Paraná têm como intuito garantir o acesso à educação para crianças, jovens e adultos durante períodos, muitas vezes longos, de ocupação de terra em acampamentos rurais, liderados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Essa escola, especificamente, iniciou suas atividades em agosto de 2008, logo após a ocupação da Fazenda Itapema, e segue até os dias atuais (2023). Para a realização desta pesquisa, utilizamos como fundamento teórico-metodológico a História Oral e foram consideradas entrevistas realizadas com dez pessoas que participaram desse processo ao longo dos anos.

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Biografia do Autor

Bruno Elias Domingues, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Linlya Sachs, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Cornélio Procópio, Paraná.

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Publicado

05-10-2023

Como Citar

DOMINGUES, B. E.; SACHS, L. Uma história da escola itinerante Valmir Motta de Oliveira. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 479–494, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30845. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30845. Acesso em: 27 abr. 2024.