Metodologias ativas de aprendizagem como proposta no processo de Formação Inicial de professores de Biologia

análise interpretativa por meio de unidade didática

Autores

  • Keile Calza Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Carlos Eduardo Bittencourt Stange

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.1.30923

Palavras-chave:

formação docente, método ativo, ensino de Ciências

Resumo

Este trabalho tem como proposta apresentar  o resultado de uma pesquisa de Mestrado em que  se elaborou  uma Unidade Didática com discentes do Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) do Instituto Federal do Paraná, campus de Palmas - PR. O objetivo central foi analisar a importância das metodologias ativas de aprendizagem e a sua relação com a formação inicial docente, respondendo-se à pergunta: As metodologias ativas de aprendizagem constituem-se alternativas potencialmente significativas para o processo de formação inicial de professores de Biologia? Este estudo teve abordagem quali-quantitativa e é pautado na metodologia da pesquisa-ação, sendo os dados coletados por meio de seminários, entrevistas individuais e/ou grupo focal e avaliação escrita. Os resultados foram positivos, pois os discentes, por meio de seus argumentos, demonstraram indícios de aprendizagem; contudo, foi possível observar que eles necessitam de maior compreensão sobre conceitos e técnicas de aplicação das metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Biologia.

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Biografia do Autor

Keile Calza, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Unicentro, Guarapuava, Paraná, Brasil.

Carlos Eduardo Bittencourt Stange

Formado em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado (PUC/PR), Especialista em Ecologia e em Ensino de Ciências (UNICENTRO/PR), Mestrado em Educação (UNICAMP-SP/UNICENTRO-PR), Doutorado em Educação: Metodologia de Ensino de Ciências (Universidad de Burgos - UBU, España), Doutorado em Educação: Políticas e Gestão (Universidade Estadual de Maringá - UEM, Brasil) Curso de Treinamento em Pesquisa no Instituto de Educação de Londres (IoE/London/UK). Atuação de docência em Botânica Superior, Sistemática de Fanerógamos; em Embriologia Comparada e Biologia do Desenvolvimento para o curso de Ciências Biológicas; em Didáticas Específicas e em Metodologia e Instrumentação de Ensino e de Pesquisa para o curso de Ciências Biológicas e para a Formação de Professores em Ciências Biológicas; Atuação de docência no Programa de Mestrado Mestrado Profissional em Ciências Naturais e Matemática da UNICENTRO; Coordenador de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID - editais 2018/2020 e 2020/2022. Corrodenador do Programa Institucuional de Boslas no Residência Pedagógica - edital 1/2020 e edital 23/2022. Diretor de Ensino da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO (2001-2003). Diretor de Avaliação Institucional da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO (2003-2016). Avaliador do BASIs desde 2007 e membro da Comissão Especial de Avaliação Institucional do Estado do Paraná junto a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, desde 2004. Presidente da Comissão Mista CEE/PR e SEED/PR para implantação de Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná. Membro Suplente do Conselho Estadual de Educação do Paraná desde 2013. Linha de pesquisa em investigação conceitual no Ensino de Ciências e de Biologia e em Gestão e Avaliação Institucional e de Cursos e Institucional no Ensino Superior. Atuou na coordenação pedagógica do Programa Permanente de Extensão e Pesquisa em Ciências/PEPEC e no Projeto Permanente de Extensão Instrumentação, Experimentação e Demonstração em Ensino de Ciências.

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

CALZA, K.; BITTENCOURT STANGE, C. E. Metodologias ativas de aprendizagem como proposta no processo de Formação Inicial de professores de Biologia: análise interpretativa por meio de unidade didática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 71–94, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.1.30923. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30923. Acesso em: 21 jun. 2024.