Ensinando a transgredir

estratégias para o ensino de Matemática à luz Bell Hooks

Autores

  • Beatriz Borba Guergolet Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Nathalie Aparecida Felicetti Luvison Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Elisangela de Campos Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Tania Tania Teresinha Bruns Zimer Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30957

Palavras-chave:

Transgressão, Educação Emancipadora, Formação inicial de professores, Intervenção Pedagógica

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência acerca do desenvolvimento do ser docente de duas graduandas em formação inicial, que elaboraram um projeto de intervenção pedagógica no contexto do estágio curricular obrigatório, a partir de duas metodologias desenvolvidas com os estudantes do primeiro ano do ensino técnico integrado ao Ensino Médio, à luz do referencial teórico de bell hooks. Buscou-se mostrar como ocorreu o entrelace entre teoria e prática, ao cursarem na graduação as disciplinas de Prática de Docência e Seminários. Como resultado, o referencial teórico não incidiu apenas no que tange às metodologias das salas de aula do Ensino Médio, mas no processo de formação do ser docente das graduandas ainda na academia, de forma que o presente teórico as fez compreender a importância do diálogo entre pares e a constante necessidade da autoatualização docente.

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Biografia do Autor

Beatriz Borba Guergolet, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda do PPGECM – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), bolsista de Pós-Graduação da CAPES, Curitiba, Paraná.

Nathalie Aparecida Felicetti Luvison, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda do PPGECM – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), bolsista de Pós-Graduação da CAPES, Curitiba, Paraná.

Elisangela de Campos, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Educação e professora do PPGECM – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná.

Tania Tania Teresinha Bruns Zimer, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Educação e professora do PPGECM – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e do PPGETPEn – Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino, ambos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná.

Referências

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Publicado

05-10-2023

Como Citar

GUERGOLET, B. B.; LUVISON, N. A. F.; CAMPOS, E. de; ZIMER, T. T. T. B. Ensinando a transgredir: estratégias para o ensino de Matemática à luz Bell Hooks. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 575–589, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30957. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30957. Acesso em: 9 maio. 2024.