Características do bom professor na percepção espontânea de licenciandos em Matemática

Autores

  • Reginaldo Aparecido Zara Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Shirley Mara Teixeira Wilhelm Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31012

Palavras-chave:

Saberes Docentes, Bom Professor, Prática docente do professor de Matemática

Resumo

A observação de características recorrentes na percepção dos estudantes sobre aqueles que consideram bons professores fornece indícios sobre atributos desejáveis para a composição de um retrato do “bom professor”. Neste trabalho investigamos as características do bom professor na percepção de discentes dos cursos de Matemática dos campi de Cascavel e de Foz do Iguaçu, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Para a coleta de dados aplicamos um questionário composto de uma única questão aberta e discursiva, buscando capturar a percepção espontânea do respondente sobre o tema. As respostas foram avaliadas utilizando a Análise de Conteúdo e adotando as características associadas às dimensões humana, técnica e ideológica do trabalho pedagógico como categorias a priori. Os resultados sugerem que os alunos valorizam atributos associados à dimensão humana da atuação do professor, e que o bom professor possui domínio técnico sobre o que ensina, mas não se preocupa em ser conteudista, adotando estratégias de ensino baseadas no diálogo com os alunos.

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Biografia do Autor

Reginaldo Aparecido Zara, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Física pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e Docente Associado da Universidade Estadual do Oeste do Parana (Unioeste), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Shirley Mara Teixeira Wilhelm, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) pela Universidade Estadual do Oeste do Parana (Unioeste), Foz do Iguaçu, Paraná.

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Publicado

05-10-2023

Como Citar

ZARA, R. A.; WILHELM, S. M. T. Características do bom professor na percepção espontânea de licenciandos em Matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 270–286, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31012. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31012. Acesso em: 30 abr. 2024.