Sobre a transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental

a gincana da integração como ação de intervenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31015

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino Fundamental, Transição Escolar, Atividades Recreativas, Ludicidade

Resumo

Este artigo propõe a Gincana da Integração como uma ação de intervenção na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental, a partir de uma experiência vivida por estudantes, professores, em formação e em serviço, e pesquisadores. Trata-se de uma atividade recreativa pensada e implementada no âmbito de uma pesquisa que investigou a transição em cinco escolas públicas no Oeste do Paraná, com apoio do CNPq. Na ocasião, estudantes do quinto ano visitaram as escolas em que possivelmente estudariam no sexto ano e foram recepcionados pela equipe pedagógica e pelos estudantes do sexto ano, que recém vivenciaram essa transição. As provas foram organizadas prezando pela educação matemática como forma de promover a integração entre os participantes. A experiência aponta a Gincana da Integração como uma ação profícua para promover a interação e auxiliar na recepção dos estudantes do quinto ano nas escolas em que podem vir a estudar no sexto ano.

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Biografia do Autor

Emerson Tortola, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTPR)

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Toledo, Paraná, Brasil. emersontortola@utfpr.edu.br.

Aline Keryn Pin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Toledo, Paraná, Brasil. alinepin@utfpr.edu.br.

Rodolfo Eduardo Vertuan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Toledo, Paraná, Brasil. rodolfovertuan@utfpr.edu.br.

Barbara Winiarski Diesel Novaes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Toledo, Paraná, Brasil. berbaraw@utfpr.edu.br.

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Publicado

05-10-2023

Como Citar

TORTOLA, E.; PIN, A. K.; VERTUAN, R. E.; NOVAES, B. W. D. Sobre a transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental : a gincana da integração como ação de intervenção. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 611–633, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31015. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31015. Acesso em: 27 abr. 2024.