Sobre a transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental
a gincana da integração como ação de intervenção
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31015Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino Fundamental, Transição Escolar, Atividades Recreativas, LudicidadeResumo
Este artigo propõe a Gincana da Integração como uma ação de intervenção na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental, a partir de uma experiência vivida por estudantes, professores, em formação e em serviço, e pesquisadores. Trata-se de uma atividade recreativa pensada e implementada no âmbito de uma pesquisa que investigou a transição em cinco escolas públicas no Oeste do Paraná, com apoio do CNPq. Na ocasião, estudantes do quinto ano visitaram as escolas em que possivelmente estudariam no sexto ano e foram recepcionados pela equipe pedagógica e pelos estudantes do sexto ano, que recém vivenciaram essa transição. As provas foram organizadas prezando pela educação matemática como forma de promover a integração entre os participantes. A experiência aponta a Gincana da Integração como uma ação profícua para promover a interação e auxiliar na recepção dos estudantes do quinto ano nas escolas em que podem vir a estudar no sexto ano.
Downloads
Referências
CASSONI, C. Transição escolar das crianças do 5º para o 6º ano do ensino fundamental. 260 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto, 2017.
DIAS-DA-SILVA, M. H. G. Passagem sem Rito: as 5as séries e seus professores. Campinas: Editora Papirus, 1997.
HECK, R. H. T.; NOVAES, B. W. D. Reflexos das frações ensinadas em um caderno escolar do quinto ano. In: SEMINÁRIO TEMÁTICO INTERNACIONAL, 19., 2021, Osasco. Anais... Osasco: GHEMAT-Brasil, 2021.
LUCKESI, C. P. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 13-23, jul./dez. 2014.
MAIA, F. A.; SOARES, A. B.; LEME, V. B. R. Relações Interpessoais em alunos na transição para o 6º ano do Ensino Fundamental. Perspectivas en Psicología, Buenos Aires, v. 16, n. 1, p. 1-13, jun./nov. 2019. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7043475>. Acesso em: 10 set. 2022.
PAULA, A. P.; et al. Transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental: processo educacional de reflexão e debate. Revista Ensaios Pedagógicos, v. 8, n. 1, p. 33-52, jul. 2018.
SANTOS, S. R. B. Abordagem de problemas matemáticos em diferentes cenários de investigação. 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2020.
SEIBERT, D. M. A transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental: uma investigação acerca das expectativas e impressões dos discentes, 2019. (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTPFR, Toledo, 2019.
SMEK, C. H.; TORTOLA, E. Linguagem de alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental em questões matemáticas. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá. Anais... Cuiabá: SBEM, 2019.
TORRES, L. V. Brincadeiras e jogos educativos: recursos enriquecedores à aprendizagem. In: MONTEIRO. S. A. S. Ensino-aprendizagem e metodologias. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019. Disponível em: <https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/brincadeiras-e-jogos-educativos-recursos-enriquecedores-a-aprendizagem>. Acesso em: 10 set. 2022.
VERTUAN, R. E.; et al. Me conta como é lá... - relato de um projeto desenvolvido no contexto da transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 15., 2023, Guaratinguetá. Anais [...]. Guaratinguetá: Unesp/SBEM-SP, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Emerson Tortola, Aline Keryn Pin, Rodolfo Eduardo Vertuan, Barbara Winiarski Diesel Novaes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.