Sobre a transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental
a gincana da integração como ação de intervenção
DOI :
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31015Mots-clés :
Educação Matemática, Ensino Fundamental, Transição Escolar, Atividades Recreativas, LudicidadeRésumé
Este artigo propõe a Gincana da Integração como uma ação de intervenção na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental, a partir de uma experiência vivida por estudantes, professores, em formação e em serviço, e pesquisadores. Trata-se de uma atividade recreativa pensada e implementada no âmbito de uma pesquisa que investigou a transição em cinco escolas públicas no Oeste do Paraná, com apoio do CNPq. Na ocasião, estudantes do quinto ano visitaram as escolas em que possivelmente estudariam no sexto ano e foram recepcionados pela equipe pedagógica e pelos estudantes do sexto ano, que recém vivenciaram essa transição. As provas foram organizadas prezando pela educação matemática como forma de promover a integração entre os participantes. A experiência aponta a Gincana da Integração como uma ação profícua para promover a interação e auxiliar na recepção dos estudantes do quinto ano nas escolas em que podem vir a estudar no sexto ano.
Téléchargements
Références
CASSONI, C. Transição escolar das crianças do 5º para o 6º ano do ensino fundamental. 260 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto, 2017.
DIAS-DA-SILVA, M. H. G. Passagem sem Rito: as 5as séries e seus professores. Campinas: Editora Papirus, 1997.
HECK, R. H. T.; NOVAES, B. W. D. Reflexos das frações ensinadas em um caderno escolar do quinto ano. In: SEMINÁRIO TEMÁTICO INTERNACIONAL, 19., 2021, Osasco. Anais... Osasco: GHEMAT-Brasil, 2021.
LUCKESI, C. P. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 13-23, jul./dez. 2014.
MAIA, F. A.; SOARES, A. B.; LEME, V. B. R. Relações Interpessoais em alunos na transição para o 6º ano do Ensino Fundamental. Perspectivas en Psicología, Buenos Aires, v. 16, n. 1, p. 1-13, jun./nov. 2019. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7043475>. Acesso em: 10 set. 2022.
PAULA, A. P.; et al. Transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental: processo educacional de reflexão e debate. Revista Ensaios Pedagógicos, v. 8, n. 1, p. 33-52, jul. 2018.
SANTOS, S. R. B. Abordagem de problemas matemáticos em diferentes cenários de investigação. 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2020.
SEIBERT, D. M. A transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental: uma investigação acerca das expectativas e impressões dos discentes, 2019. (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTPFR, Toledo, 2019.
SMEK, C. H.; TORTOLA, E. Linguagem de alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental em questões matemáticas. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá. Anais... Cuiabá: SBEM, 2019.
TORRES, L. V. Brincadeiras e jogos educativos: recursos enriquecedores à aprendizagem. In: MONTEIRO. S. A. S. Ensino-aprendizagem e metodologias. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019. Disponível em: <https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/brincadeiras-e-jogos-educativos-recursos-enriquecedores-a-aprendizagem>. Acesso em: 10 set. 2022.
VERTUAN, R. E.; et al. Me conta como é lá... - relato de um projeto desenvolvido no contexto da transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 15., 2023, Guaratinguetá. Anais [...]. Guaratinguetá: Unesp/SBEM-SP, 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Emerson Tortola, Aline Keryn Pin, Rodolfo Eduardo Vertuan, Barbara Winiarski Diesel Novaes 2023

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.