Experiência formativa com Modelagem Matemática na capital parananense da laranja

“Corta aqui, espreme lá!”

Autores

  • Bruna Carla Alves Falleiro Universidade Estadual do Paraná (Unespar)
  • Eliana Mayara Mendes Martelli Universidade Estadual do Paraná (Unespar)
  • Daniela Barbieri Vidotti Universidade Estadual do Paraná (Unespar)
  • Wellington Piveta Oliveira Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31020

Palavras-chave:

Ensino de Funções, Formação de Professores, Educação Matemática

Resumo

 

Neste texto relatamos a primeira experiência vivida por duas acadêmicas da Licenciatura em Matemática, na condição de professoras, com Modelagem Matemática e refletimos sobre aspectos formativos decorrentes da prática. A atividade foi desenvolvida com acadêmicos do 4° ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, campus Paranavaí mediante a situação: Que quantidade de laranja seria necessária para preparar um copo de suco de laranja de 400 ml? impulsionando para: Quanto de suco tem uma laranja? Os estudantes foram convidados a investigar a situação e, ao utilizarem diversas relações matemáticas envolvendo a laranja e seu suco, responderam adequadamente a situação. A experiência ensejou algumas reflexões sobre a primeira experiência na condição de professoras atuando com Modelagem Matemática revelando, por exemplo, a aula simulada como ação formativa, bem como a tensão da reflexão sobre a própria prática quando se tem como objetivo a formação em Modelagem Matemática.

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Biografia do Autor

Bruna Carla Alves Falleiro, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Licenciada em Matemática, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Paranavaí. Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR), Paranavaí, Paraná

Eliana Mayara Mendes Martelli, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Licenciada em Matemática, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Paranavaí. Centro Municipal de Educação Infantil Menino Davi, Paranavaí.

Daniela Barbieri Vidotti, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá (UEM). Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Paranavaí, Paranavaí, Paraná.

Wellington Piveta Oliveira, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá (UEM). Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Paranavaí. Paranavaí, Paraná.

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Publicado

05-10-2023

Como Citar

FALLEIRO, B. C. A.; MARTELLI, E. M. M.; VIDOTTI, D. B.; OLIVEIRA, W. P. Experiência formativa com Modelagem Matemática na capital parananense da laranja: “Corta aqui, espreme lá!”. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 590–610, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31020. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31020. Acesso em: 9 maio. 2024.