Experiência formativa com Modelagem Matemática na capital parananense da laranja
“Corta aqui, espreme lá!”
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31020Palavras-chave:
Ensino de Funções, Formação de Professores, Educação MatemáticaResumo
Neste texto relatamos a primeira experiência vivida por duas acadêmicas da Licenciatura em Matemática, na condição de professoras, com Modelagem Matemática e refletimos sobre aspectos formativos decorrentes da prática. A atividade foi desenvolvida com acadêmicos do 4° ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, campus Paranavaí mediante a situação: Que quantidade de laranja seria necessária para preparar um copo de suco de laranja de 400 ml? impulsionando para: Quanto de suco tem uma laranja? Os estudantes foram convidados a investigar a situação e, ao utilizarem diversas relações matemáticas envolvendo a laranja e seu suco, responderam adequadamente a situação. A experiência ensejou algumas reflexões sobre a primeira experiência na condição de professoras atuando com Modelagem Matemática revelando, por exemplo, a aula simulada como ação formativa, bem como a tensão da reflexão sobre a própria prática quando se tem como objetivo a formação em Modelagem Matemática.
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