Modelagem Matemática na Educação Básica
um estudo a partir dos produtos educacionais da região Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31025Palavras-chave:
Produtos Educacionais; Modelagem Matemática; Educação Básica; Área de Ensino.Resumo
Este artigo aborda uma revisão de literatura referente os produtos educacionais desenvolvidos para a Educação Básica cujo foco incide nos usos da Modelagem Matemática. Os produtos educacionais foram selecionados em um intervalo de cinco anos e são resultantes de programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado profissionais da área de Ensino, localizados na região sul do Brasil. Guiados pela questão de pesquisa: Como as atividades de Modelagem Matemática são tratadas nos produtos educacionais sobre Modelagem Matemática nos programas da região Sul do Brasil voltadas para a Educação Básica? Seguimos os pressupostos metodológicos da Revisão Sistemática de Literatura para coleta e análise de dados. Nos resultados destacamos os diversos usos da Modelagem Matemática na Educação Básica e articulações com diferentes concepções teóricas, em que sintetizamos o modo como as atividades de modelagem matemática são abordadas em produtos educacionais com orientações para as diferentes etapas de escolaridade: Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. M. W.; DIAS, M. R. Um estudo sobre o uso da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Bolema, Rio Claro, v. 17, n. 22, p. 19-35, 2004.
ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na educação básica. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2012.
ARAKI, P. H. Atividades experimentais investigativas em contextos de aulas com modelagem matemática: uma análise semiótica. 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? Veritati, n. 4, p. 73-80, 2004.
BASSANEZI, R.C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 4. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2018.
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; SANTOS, C. G. Revisão Sistemática da Literatura de Dissertações Sobre a Metodologia WebQuest. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 1-35, ago. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Documento de Área. Área 46. Ensino. Brasília, 2019.
BLUM, W. Quality Teaching of Mathematical Modelling: What Do We Know, What Can We Do?. In: The Proceedings of the 12th International Congress on Mathematical Education. Cham: Springer International Publishing, CHO, S. (Ed), fev. p. 73 – 96, 2015.
BURAK, D. Modelagem matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem, 1992. 460f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1992.
DAMETO, C. R. Modelagem Matemática e a BNCC do Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021.
FIGUEIREDO, T. B.; AGUIAR, N. G PALHARINI, B. N. P. S. Modelagem Matemática na Educação Básica: um estudo a partir dos produtos educacionais no estado do Paraná. Anais ... Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática - EPMEM. União da Vitória, 2022.
KITCHENHAM, B. A. Procedures for Performing Systematic Reviews. Tech. Report TR/SE-0401, Keele University, 2004.
VERTUAN, R. E. Um olhar sobre a modelagem matemática à luz da teoria dos registros de representação semiótica. 140 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Geovani Nunes Aguiar, Thiago Bezerra Figueiredo, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.