Modelagem Matemática na Educação Básica

um estudo a partir dos produtos educacionais da região Sul do Brasil

Autores

  • Geovani Nunes Aguiar Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Thiago Bezerra Figueiredo Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31025

Palavras-chave:

Produtos Educacionais; Modelagem Matemática; Educação Básica; Área de Ensino.

Resumo

Este artigo aborda uma revisão de literatura referente os produtos educacionais desenvolvidos para a Educação Básica cujo foco incide nos usos da Modelagem Matemática. Os produtos educacionais foram selecionados em um intervalo de cinco anos e são resultantes de programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado profissionais da área de Ensino, localizados na região sul do Brasil. Guiados pela questão de pesquisa: Como as atividades de Modelagem Matemática são tratadas nos produtos educacionais sobre Modelagem Matemática nos programas da região Sul do Brasil voltadas para a Educação Básica? Seguimos os pressupostos metodológicos da Revisão Sistemática de Literatura para coleta e análise de dados. Nos resultados destacamos os diversos usos da Modelagem Matemática na Educação Básica e articulações com diferentes concepções teóricas, em que sintetizamos o modo como as atividades de modelagem matemática são abordadas em produtos educacionais com orientações para as diferentes etapas de escolaridade: Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovani Nunes Aguiar, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Mestrando do Programa de Mestrado em Ensino – PPGEN na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio, Paraná.

Thiago Bezerra Figueiredo, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Mestrando do Programa de Mestrado em Ensino – PPGEN na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio, Paraná.

Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Docente no Programa de Mestrado em Ensino - PPGEN na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio, Paraná.

Referências

ALMEIDA, L. M. W.; DIAS, M. R. Um estudo sobre o uso da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Bolema, Rio Claro, v. 17, n. 22, p. 19-35, 2004.

ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na educação básica. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2012.

ARAKI, P. H. Atividades experimentais investigativas em contextos de aulas com modelagem matemática: uma análise semiótica. 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.

BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? Veritati, n. 4, p. 73-80, 2004.

BASSANEZI, R.C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 4. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2018.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; SANTOS, C. G. Revisão Sistemática da Literatura de Dissertações Sobre a Metodologia WebQuest. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 1-35, ago. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento de Área. Área 46. Ensino. Brasília, 2019.

BLUM, W. Quality Teaching of Mathematical Modelling: What Do We Know, What Can We Do?. In: The Proceedings of the 12th International Congress on Mathematical Education. Cham: Springer International Publishing, CHO, S. (Ed), fev. p. 73 – 96, 2015.

BURAK, D. Modelagem matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem, 1992. 460f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1992.

DAMETO, C. R. Modelagem Matemática e a BNCC do Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021.

FIGUEIREDO, T. B.; AGUIAR, N. G PALHARINI, B. N. P. S. Modelagem Matemática na Educação Básica: um estudo a partir dos produtos educacionais no estado do Paraná. Anais ... Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática - EPMEM. União da Vitória, 2022.

KITCHENHAM, B. A. Procedures for Performing Systematic Reviews. Tech. Report TR/SE-0401, Keele University, 2004.

VERTUAN, R. E. Um olhar sobre a modelagem matemática à luz da teoria dos registros de representação semiótica. 140 f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

Downloads

Publicado

05-10-2023

Como Citar

AGUIAR, G. N.; FIGUEIREDO, T. B.; SOUSA, B. N. P. A. Modelagem Matemática na Educação Básica: um estudo a partir dos produtos educacionais da região Sul do Brasil. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 404–420, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31025. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31025. Acesso em: 9 maio. 2024.