Iniciação Científica na escola
desafios e potencialidades na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.4.31355Palavras-chave:
Pesquisa, Ensino Médio, DocênciaResumo
A iniciação científica quando desenvolvida na escola privilegia a atitude ativa dos estudantes, a valorização das práticas científicas, a argumentação, a comunicação, o pensamento crítico e a criatividade. Este trabalho objetiva discutir os desafios e as potencialidades em relação às orientações realizadas por duas licenciandas, em todo o processo de formação e pesquisa do grupo: IC na Escola. Estas ações foram desenvolvidas no projeto, “A promoção de práticas investigativas na escola, valorizando a curiosidade e desenvolvendo o interesse pela ciência”, integrado ao Programa Ciência na Escola, fomentado pelo CNPq. Foi realizado em três escolas públicas de Santa Catarina, entre os anos de 2020 e 2022, com 06 estudantes do Ensino Médio; 02 licenciandas e 03 professores regentes. Os dados coletados evidenciaram um novo olhar para o trabalho do professor, reconhecendo a pesquisa enquanto ferramenta essencial à promoção da curiosidade, da argumentação, da alfabetização científica e do ambiente de aprendizagem.
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