O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA LITERATURA EM PORTUGUÊS
A BIBLIOMETRIC ANALYSIS OF THE LITERATURE
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.32193Palavras-chave:
ensino de ciências, educação científica, práticas no ensino de ciências, BibliometriaResumo
Este estudo analisou o perfil de publicações sobre ensino de ciências e educação científica em português entre 2018 e 2022, nas bases Web of Science e Scopus. Utilizando os descritores "ensino de ciências", "educação científica" e "práticas no ensino de ciências", foram identificados 352 artigos (291 na Web of Science e 91 no Scopus), com possível sobreposição entre as bases. A maioria das pesquisas é originária do Brasil e Portugal, reflexo do filtro de língua aplicado. Os principais campos de interesse são educação ambiental e científica, com foco no desenvolvimento do pensamento crítico pelo ensino de ciências, combatendo o negacionismo e as ações anticientíficas. A análise bibliométrica evidenciou a importância do ensino de ciências para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de analisar e interpretar informações de forma criteriosa.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Luciana Aparecida de; ANJOSV, Cleriston Izidro dos. Pesquisas com crianças na educação infantil: discussões conceituais, éticas e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, v. 23, n. 76, p. 47-72, 2023. Disponível em:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS02. Acesso em: 28 nov. 2023.
ARAUJO, Luciana Aparecida de; CORDEIRO, Ana Paula; MOSCA GIROTO, Claudia Regina. A meeting with diversity in elementary school education through the project simplesmente diferente from the perspective of the teacher, the child and the family. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 775-790, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/185576. Acesso em: 23 nov. 2023.
BERRÍO-ZAPATA, Cristian; RODRIGUES, Andreia Cristina da Paixão; GOMES, Layane Rayssa Gaia. Plataformas, Plataformização e Ecossistemas de Software nas bases de dados acadêmicas: aspectos conceituais. ISKO Brasil, v. 6,; 361-371, v. 24, n. 2, p. 371-361, 2019. Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/items/e99b0dac-1721-4bd5-943e-50b6856fb3d4/full. Acesso em: 12 out. 2023.
BITTENCOURT, Jane. Educação Integral no contexto da BNCC. Revista E-curriculum, v. 17, n. 4, p. 1759-1780, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1759-1780. Acesso em 13 ago. 2023.
BRANCO, Emerson Pereira; ZANATTA, Shalimar Calegari. BNCC e Reforma do Ensino Médio: implicações no ensino de Ciências e na formação do professor. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 4, n. 3, p. 58-77, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12114. Acesso em: 23 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF; 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Conselho Nacional de Educação; 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 13 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, MEC/SEF; 2013. Disponível: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 11 nov. 2023.
CARDOSO, Patrick Pacheco Castilho; ARAUJO, Luciana Aparecida; GIROTO, Claudia Regina Mosca. A gestão escolar e a formação continuada do professor crítico-reflexivo na perspectiva do coordenador pedagógico. Revista on line de Política e Gestão Educacional, p. 2132-2146, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15838. Acesso em: 15 nov. 2023.
CARVALHAES, Flavio; MEDEIROS, Marcelo; TAGLIARI SANTOS, Clarissa. Higher education expansion and diversification: Privatization, distance learning, and market concentration in Brazil, 2002–2016. Higher Education Policy, v. 36, n. 3, p. 578-598, 2023. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3892300. Acesso em: 20 nov. 2023.
CATARINO, Giselle Faur de Castro; REIS, José Cláudio de Oliveira. A pesquisa em ensino de ciências ea educação científica em tempos de pandemia: reflexões sobre natureza da ciência e interdisciplinaridade. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, p. e21033, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320210033. Acesso em: 16 out. 2023.
CURTY, Renata Gonçalves; DELBIANCO, Natalia Rodrigues. As diferentes metrias dos estudos métricos da informação: evolução epistemológica, inter-relações e representações. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 25, p. 01-21, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e74593. Acesso em: 25 out. 2023.
DA COSTA, Fabrício Masaharu Oiwa; SANTOS, Carla Sarmento; WATANABE, Giselle. Alguns parâmetros da criticidade e da complexidade em propostas de aulas socioambientais presenciais e remotas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. e33276-1–25, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u947971. Acesso em: 11 ago. 2023.
DA CRUZ, Letiane Lopes; DA COSTA GÜLLICH, Roque Ismael. O desenvolvimento do Pensamento Crítico em Ciências por meio de estratégias de ensino em livros didáticos. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 3, p. e22060-e22060, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.26571/reamec.v10i3.13772. Acesso em: 26 nov. 2023.
DA ROCHA BERNARDO, José Roberto; REIS, Pedro. A formação do professor de ciências e os desafios da prática em questões sociocientíficas. # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 1, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/download/3819/2654/17243. Acesso em: 26 out. 2023.
DA SILVA, Roberto Rafael Dias; SCHERER, Renata Porcher. Políticas de educação integral no Brasil do século XXI: Metapesquisa da produção científica publicada em periódicos (2001-2020). Education Policy Analysis Archives, v. 31, 2023. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/download/7656/2990/34857. Acesso em: 23 out. 2023.
DE ALBUQUERQUE, Ulysses Paulino; FERREIRA JÚNIOR, Washington Soares; RAMOS, Marcelo Alves; DE MEDEIROS , Patrícia Muniz. Introdução à etnobotânica. Interciência, 2022. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/INTRODU%C3%87%C3%83O_%C3%80_ETNOBOT%C3%82NICA.html?id=SL9rEAAAQBAJ&redir_esc=y. Acesso em: 12 jul. 2023.
DE ARAÚJO ALVES, Felipe Freitas; DEMO, Pedro; DA SILVA, Renan Antônio. AMBIENTE ESCOLAR: A GESTÃO E A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. Revista Educação-UNG-Ser, v. 18, n. 1, p. 31-44, 2023. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8964181. Acesso em: 12 out. 2024.
DE ARAUJO PENITENTE, Luciana Aparecida; GIROTO, Claudia Regina Mosca; DE SOUZA, Altair Borges. Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professores. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 336 – 359, 2018.Disponível em: http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v11n1.5814. Acesso em: 16 out. 2023.
DE ASSIS LUCIFORA, Cristiane et al. Marcas sociais de nossos tempos: gênero, sexualidade e educação em âmbito escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 1395-1409, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v11n1.5814. Acesso em: 19 out. 2023.
DE SOUZA VANZ, Samile Andréa; STUMPF, Ida Regina Chittó. Procedimentos e ferramentas aplicados aos estudos bibliometricos. Informação & Sociedade, v. 20, n. 2, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/4817. Acesso em: 10 out. 2023.
DEMO, Pedro; DA SILVA, Renan Antônio. Letramento, família e práticas educativas: programa conta pra mim. Ensino & Pesquisa, v. 21, n. 2, p. 222-237, 2023. Disponível: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/10685/6646. Acesso em: 11 out. 2024.
DO ESPÍRITO SANTO, Gabriel Scoparo; DE ARAÚJO, Luciana Aparecida. Principais tendências dos estudos e pesquisas que discutem o letramento científico no ensino superior. Educação em Foco, v. 28, n. 1, p. 28011- 28011, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/39390. Acesso em: 12 out. 2023.
DOS SANTOS, Antonio Vanderlei; DA ROSA, Cleci Teresinha Werner; KILLIAN, Patrick. Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem Significativa. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 3, n. 2, p. 443-459, 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/download/11581/7491/. Acesso em: 12 out. 2024.
FERREIRA, João Batista; SILVA, Luciana de Araújo Mendes. O uso da bibliometria e sociometria como diferencial em pesquisas de revisão. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, n. 2, p. 448-464, 2019. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1251. Acesso em: 19 nov. 2023.
GUIMARÃES, Ricardo Rangel; MASSONI, Neusa Teresinha. Argumentação e pensamento crítico na educação científica: análise de estudos de casos e problematizações conceituais. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 13, n. 2 (maio/ago. 2020) p. 320-344, 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9563. Acesso em: 27 out. 2023.
KRUPCZAK, Carla; AIRES, Joanez Aparecida; DOS REIS, Pedro Guilherme Rocha. Controvérsias sociocientíficas: análise comparativa entre Brasil e Portugal. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 16, n. 37, p. 89-105, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8584. Acesso em: 12 nov. 2023.
LORENZETTI, Cristina Spolti; RAICIK, Anabel Cardoso; DAMASIO, Felipe. Divulgação Científica: Para quê? Para quem? - Pensando sobre a História, Filosofia e Natureza da Ciência em uma Revisão na Área de Educação Científica no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 29395-29327, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/29395. Acesso em: 19 nov. 2023.
LUCIFORA, Cristiane De Assis; MUZZETI, Luci Regina; REINA, Fabio Tadeu. Historizing the concept of family. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 14, n. 33, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/download/16795/12402/50088. Acesso em: 18 out. 2024.
MACHADO, Vitor Fabrício; COPPE, Cristiane. Educação Científica contra o Preconceito: da Natureza às Multinaturezas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. e32489-23, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/32489. Acesso em: 11 dez. 2023.
MARKO, Gabriela; PATACA, Ermelinda Moutinho. Concepts of science and education: contributions from the history of science to the formation of teachers. Educação e Pesquisa, v. 45, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/gj7mNCT4XzdfvTRN8JkDrgc/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 nov. 2023.
MARTINS, Ronei Ximenes. A covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/620. Acesso em: 14 out. 2023.
ME/DEB. Currículo nacional do ensino básico: Competências essenciais. Mem Martins: Editorial do ME; 2001. Disponível em: https://www.alvarovelho.net/attachments/article/39/LivroCompetenciasEssenciais.pdf. Acesso em: 5 nov. 2023.
ME/DEB. Orientações Curriculares: Ensino Básico. 3.º Ciclo: Ciências Físicas e Naturais. Mem Martins: Editorial do ME; 2002. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/eb_cfn_orient_curriculares_3c_0.pdf. Acesso em: 3 nov. 2023.
ME/DGEBS. Organização curricular e Programas. Ensino Básico- 3.º Ciclo. Vol I. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda; 1991. Disponível em: https://bibliomag.files.wordpress.com/2010/03/prog20_1cicloeb.pdf. Acesso em: 16 nov. 2023.
ME/DGEBS. Programa de Ciências Naturais. Plano de organização do Ensino Aprendizagem. Vol II. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda; 1993. Disponível em: https://www.agrupamento-vale-ovil.edu.pt/eduardo/metas/wp-content/uploads/pdf/3ociclo_ciencias_naturais-0.pdf. Acesso em: 9 nov. 2023.
MORAES, Fabiana; DA SILVA, Marcia Veiga. A objetividade jornalística tem raça e tem gênero: a subjetividade como estratégia descolonizadora. Mídia e zeitgeist, p. 113-138, 2021. Disponível: https://proceedings.science/compos/compos-2019/trabalhos/a-objetividade-jornalistica-tem-raca-e-tem-genero-a-subjetividade-como-estrategi?lang=pt-br. Acesso em: 19 out. 2023.
MOREIRA, Maksueny Goveia; PALMIERI, Luciane Jatobá. O ensino de ciências e o combate às fake news: o que dizem as pesquisas da área. CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação, v. 4, n. 5, p. 16-37, 2023. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/contraponto/article/view/3077. Acesso em: 19 nov. 2024.
MORTIMER, Eduardo et al. INTERACTIONS BETWEEN SEMIOTIC MODES AND THE MAKING OF MEANING IN LESSONS OF HIGH EDUCATION. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 16, p. 121-146, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34025. Acesso em: 18 out. 2023.
MORTIMER, Eduardo Fleury; DE QUADROS, Ana Luiza. Aulas no Ensino Superior: estratégias que envolvem os estudantes. Appris Editora e Livraria Eireli-ME, 2018. Disponível em: https://editoraappris.com.br/produto/aulas-no-ensino-superior-estrategias-que-envolvem-os-estudantes/?srsltid=AfmBOopTD2NU0p23qb_EJh6ozUxxEMRmezgDZhOB15zhMFmFP6HAMmMm. Acesso em: 19 out. 2024.
PINTO, Luana Prezybytivic; KOGA, Viviane Terezinha. Aulas práticas no ensino de ciências: realidade ou utopia? Um estudo a partir das Representações sociais de professores da educação básica. Ensino e Tecnologia em Revista, v. 7, n. 2, p. 436-448, 2023. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/etr/article/view/16826. Acesso em: 22 out. 2024.
QUADROS, Ana Luiza de; MORTIMER, Eduardo Fleury. Fatores que tornam o professor de Ensino Superior bem-sucedido: analisando um caso. Ciência & Educação, v. 20, n. 01, p. 259-278, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/TJjxpFsfS5wkLRnLwT94fsj/?lang=pt. Acesso em: 11 out. 2023.
QUADROS, Ana Luiza de; SILVA, Ariane Suelen Freitas; MORTIMER, Eduardo Fleury. Pedagogical link-making in higher education science classrooms. Quimica Nova, v. 41, p. 227-235, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/xjXBvSnqghwXK88WC5X8Y7F/abstract/?lang=en. Acesso em: 23 out. 2023.
REINA, Fábio Tadeu; MUZZETI, Luci Regina. Encadeamentos da teoria de Vygotsky aos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação infantil mediada pela construção do brinquedo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 1, p. 385-394, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8387. Acesso em: 29 nov. 2023.
RIBEIRO, Carlos Antonio Costa; CARVALHAES, Flávio. Estratificação e mobilidade social no Brasil: uma revisão da literatura na sociologia de 2000 a 2018. BIB-Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, n. 92, p. 1-46, 2020. Disponível em: https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/504. Acesso em: 14 out. 2024.
RODRIGUES, Victor Augusto Bianchetti; VON LINSINGEN, Irlan; CASSIANI, Suzani. Formação cidadã na educação científica e tecnológica: olhares críticos e decoloniais para as abordagens CTS. Educação e Fronteiras, v. 9, n. 25, p. 71-91, 2019. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/11012. Acesso em: 26 out. 2023.
SENKEVICS, Adriano S.; CARVALHAES, Flávio; RIBEIRO, Carlos AC. MERIT OR BIRTH? SOCIAL ORIGIN AND PERFORMANCE IN ACCESS TO HIGHER EDUCATION. Cadernos de Pesquisa, v. 52, 2022. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9528. Acesso em: 18 out. 2024.
SILVA, Wagner Rodrigues. Educação científica como abordagem pedagógica e investigativa de resistência. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 59, p. 2278-2308, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661691. Acesso em: 23 out. 2023.
TENREIRO-VIEIRA, Celina; VIEIRA, Rui Marques. Pensamento crítico e criativo para uma educação ciência-tecnologia-sociedade. Revista Ibero-Americana de Ciência, Tecnologia e Sociedade-CTS, v. 17, não. 51, pág. 141-155, 2022. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8738127.pdf. Acesso em: 12 out. 2023.
VIGNOLI, Richele Grenge; RABELLO, Rodrigo; DE ALMEIDA, Carlos Cândido. Informação, misinformação, desinformação e movimentos antivacina: materialidade de enunciados em regimes de informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 26, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/75576. Acesso em: 24 out. 2023.
WATANABE, Giselle; KAWAMURA, Maria Regina Dubeux. Contribuições das produções sobre a complexidade: aportes para a educação científica escolar. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 2, p. 428-454, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2020v37n2p428. Acesso em: 20 nov. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Andreza Cipriani, Aline Coêlho dos Santos , Thiago Caique Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.