O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA LITERATURA EM PORTUGUÊS

A BIBLIOMETRIC ANALYSIS OF THE LITERATURE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.32193

Palavras-chave:

ensino de ciências, educação científica, práticas no ensino de ciências, Bibliometria

Resumo

Este estudo analisou o perfil de publicações sobre ensino de ciências e educação científica em português entre 2018 e 2022, nas bases Web of Science e Scopus. Utilizando os descritores "ensino de ciências", "educação científica" e "práticas no ensino de ciências", foram identificados 352 artigos (291 na Web of Science e 91 no Scopus), com possível sobreposição entre as bases. A maioria das pesquisas é originária do Brasil e Portugal, reflexo do filtro de língua aplicado. Os principais campos de interesse são educação ambiental e científica, com foco no desenvolvimento do pensamento crítico pelo ensino de ciências, combatendo o negacionismo e as ações anticientíficas. A análise bibliométrica evidenciou a importância do ensino de ciências para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de analisar e interpretar informações de forma criteriosa.

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Biografia do Autor

Andreza Cipriani, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Química pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil. E-mail: andrezac@furb.br

Aline Coêlho dos Santos , Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutoranda em Educação, na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB); Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 23 de fevereiro de 2018, atuando na linha de Pesquisa referente à Tecnologias Educacionais. Pós-graduada em Auditoria e Perícia Ambiental na Universidade do Extremo Sul Catarinense em fevereiro de 2014; Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) em agosto de 2011. Atuou como chefe da divisão de ensino, no Departamento de Educação de Maracajá/SC, promovendo e desenvolvendo cursos de formação continuada para professores atuantes na Educação Básica e prestando apoio técnico pedagógico às escolas do município. Ocupação atual: Educadora Ambiental, Produtora de Conteúdo Educativo Digital e Professora YouTuber no Canal Primatas Biologia.

Thiago Caique Alves, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Tem como formação Bacharel em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, Mestre em Engenharia Ambiental e doutor em Engenharia Ambiental pela mesma instituição na modalidade sanduíche, realizando parte da pesquisa no Instituto Catalão de Pesquisa em Água (ICRA), este, vinculado a Universidade de Girona, Espanha. Tem experiência com análises Físico-Químicas Clássicas, Absorção Atômica, Cromatografia Gasosa, Cromatografia Líquida de Alta Eficiência, Cromatografia Iônica e Espectrofotometria de Infra-vermelho assim como espectrometria de massas e diversas técnicas de preparo e abertura de amostra. Atua na área de monitoramento ambiental, na mobilidade de desreguladores endócrinos, assim como atenuação e tratamento de micropoluentes orgânicos em águas residuárias e potável. Atuou em estudos de adsorção de micropoluentes orgânicos em adsorventes comercias e biosorventes modificados quimicamente. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica , Química analítica, Química Ambiental, Qualidade de Agua e tratamento de efluentes assim como na em docência em nível superior, técnico e em pós-graduação. Exerceu papel de coordenação de curso técnico tendo experiência em gestão de profissionais. Tem vasta experiência em consultorias e assessorias para laboratórios de análises ambientais, e na implementação de métodos analíticos nas mais variadas matrizes ambientais e na mais variadas técnicas analíticas. Experiência docente em nível superior nos cursos de Química, Engenharias (Química, Civil e Produção), Biologia e Biomedicina, ministrando as disciplinas de Química Ambiental, Química Analítica, Química Geral, Controle da Poluição Ambiental e Análise Ambiental. Já na pós-graduação, tem experiência em ministras disciplinas como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da FURB (Universidade Regional de Blumenau), para os cursos de mestrado e doutorado, ministrando as disciplinas de Estatística Avançada, Bioestatística, Química Ambiental, Química Analítica Ambiental, Escrita Acadêmica e Introdução a Engenharia Ambiental. Atuou na implementação, aumento de escopos analíticos, gestão e implementação de indicadores da qualidade, e adequação aos laboratórios a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. Já atuou como Diretor técnico na Laboprime Laboratórios. E tem formação complementar em Data Science, tendo experiência em apresentação de dados, estatística aplicada, na linguagem R e com a linguagem Python em fase de estudo. Atualmente ocupa uma cadeira de Pós-Doutorado com enfâse em Química Ambiental e Ecotoxicologia.

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

CIPRIANI, A.; COÊLHO DOS SANTOS , A.; CAIQUE ALVES, T. O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA LITERATURA EM PORTUGUÊS: A BIBLIOMETRIC ANALYSIS OF THE LITERATURE. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.32193. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/32193. Acesso em: 10 fev. 2025.