SCIENCE EDUCATION AND SCIENTIFIC EDUCATION
A BIBLIOMETRIC ANALYSIS OF THE LITERATURE
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.32193Keywords:
science education, scientific education, practices in science teachingAbstract
This study aimed to systematize and analyze the profile of publications on science education and scientific education, identifying the main fields of investigated interest. To achieve this, a bibliometric analysis of the literature was conducted using the Web of Science and SCOPUS databases from 2018 to 2022, using the descriptors "science education," "scientific education," and "practices in science teaching." Based on the selection criteria, 352 articles were identified, with 291 in the Web of Science and 91 in SCOPUS. In both cases, a predominance of research originating from Brazil and Portugal was observed. The fields of knowledge with the highest interest are related to environmental and scientific education, with an emphasis on the importance of science education in the development of critical thinking as a means to combat increasingly prevalent anti-scientific and denialist actions in society.
Downloads
References
ARAÚJO, Luciana Aparecida de; ANJOSV, Cleriston Izidro dos. Pesquisas com crianças na educação infantil: discussões conceituais, éticas e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, v. 23, n. 76, p. 47-72, 2023. Disponível em:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS02. Acesso em: 28 nov. 2023.
ARAUJO, Luciana Aparecida de; CORDEIRO, Ana Paula; MOSCA GIROTO, Claudia Regina. A meeting with diversity in elementary school education through the project simplesmente diferente from the perspective of the teacher, the child and the family. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 775-790, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/185576. Acesso em: 23 nov. 2023.
BERRÍO-ZAPATA, Cristian; RODRIGUES, Andreia Cristina da Paixão; GOMES, Layane Rayssa Gaia. Plataformas, Plataformização e Ecossistemas de Software nas bases de dados acadêmicas: aspectos conceituais. ISKO Brasil, v. 6,; 361-371, v. 24, n. 2, p. 371-361, 2019. Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/items/e99b0dac-1721-4bd5-943e-50b6856fb3d4/full. Acesso em: 12 out. 2023.
BITTENCOURT, Jane. Educação Integral no contexto da BNCC. Revista E-curriculum, v. 17, n. 4, p. 1759-1780, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1759-1780. Acesso em 13 ago. 2023.
BRANCO, Emerson Pereira; ZANATTA, Shalimar Calegari. BNCC e Reforma do Ensino Médio: implicações no ensino de Ciências e na formação do professor. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 4, n. 3, p. 58-77, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12114. Acesso em: 23 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF; 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Conselho Nacional de Educação; 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 13 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, MEC/SEF; 2013. Disponível: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 11 nov. 2023.
CARDOSO, Patrick Pacheco Castilho; ARAUJO, Luciana Aparecida; GIROTO, Claudia Regina Mosca. A gestão escolar e a formação continuada do professor crítico-reflexivo na perspectiva do coordenador pedagógico. Revista on line de Política e Gestão Educacional, p. 2132-2146, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15838. Acesso em: 15 nov. 2023.
CARVALHAES, Flavio; MEDEIROS, Marcelo; TAGLIARI SANTOS, Clarissa. Higher education expansion and diversification: Privatization, distance learning, and market concentration in Brazil, 2002–2016. Higher Education Policy, v. 36, n. 3, p. 578-598, 2023. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3892300. Acesso em: 20 nov. 2023.
CATARINO, Giselle Faur de Castro; REIS, José Cláudio de Oliveira. A pesquisa em ensino de ciências ea educação científica em tempos de pandemia: reflexões sobre natureza da ciência e interdisciplinaridade. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, p. e21033, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320210033. Acesso em: 16 out. 2023.
CURTY, Renata Gonçalves; DELBIANCO, Natalia Rodrigues. As diferentes metrias dos estudos métricos da informação: evolução epistemológica, inter-relações e representações. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 25, p. 01-21, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e74593. Acesso em: 25 out. 2023.
DA COSTA, Fabrício Masaharu Oiwa; SANTOS, Carla Sarmento; WATANABE, Giselle. Alguns parâmetros da criticidade e da complexidade em propostas de aulas socioambientais presenciais e remotas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. e33276-1–25, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u947971. Acesso em: 11 ago. 2023.
DA CRUZ, Letiane Lopes; DA COSTA GÜLLICH, Roque Ismael. O desenvolvimento do Pensamento Crítico em Ciências por meio de estratégias de ensino em livros didáticos. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 3, p. e22060-e22060, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.26571/reamec.v10i3.13772. Acesso em: 26 nov. 2023.
DA ROCHA BERNARDO, José Roberto; REIS, Pedro. A formação do professor de ciências e os desafios da prática em questões sociocientíficas. # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 1, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/download/3819/2654/17243. Acesso em: 26 out. 2023.
DA SILVA, Roberto Rafael Dias; SCHERER, Renata Porcher. Políticas de educação integral no Brasil do século XXI: Metapesquisa da produção científica publicada em periódicos (2001-2020). Education Policy Analysis Archives, v. 31, 2023. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/download/7656/2990/34857. Acesso em: 23 out. 2023.
DE ALBUQUERQUE, Ulysses Paulino; FERREIRA JÚNIOR, Washington Soares; RAMOS, Marcelo Alves; DE MEDEIROS , Patrícia Muniz. Introdução à etnobotânica. Interciência, 2022. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/INTRODU%C3%87%C3%83O_%C3%80_ETNOBOT%C3%82NICA.html?id=SL9rEAAAQBAJ&redir_esc=y. Acesso em: 12 jul. 2023.
DE ARAÚJO ALVES, Felipe Freitas; DEMO, Pedro; DA SILVA, Renan Antônio. AMBIENTE ESCOLAR: A GESTÃO E A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. Revista Educação-UNG-Ser, v. 18, n. 1, p. 31-44, 2023. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8964181. Acesso em: 12 out. 2024.
DE ARAUJO PENITENTE, Luciana Aparecida; GIROTO, Claudia Regina Mosca; DE SOUZA, Altair Borges. Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professores. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 336 – 359, 2018.Disponível em: http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v11n1.5814. Acesso em: 16 out. 2023.
DE ASSIS LUCIFORA, Cristiane et al. Marcas sociais de nossos tempos: gênero, sexualidade e educação em âmbito escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 1395-1409, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v11n1.5814. Acesso em: 19 out. 2023.
DE SOUZA VANZ, Samile Andréa; STUMPF, Ida Regina Chittó. Procedimentos e ferramentas aplicados aos estudos bibliometricos. Informação & Sociedade, v. 20, n. 2, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/4817. Acesso em: 10 out. 2023.
DEMO, Pedro; DA SILVA, Renan Antônio. Letramento, família e práticas educativas: programa conta pra mim. Ensino & Pesquisa, v. 21, n. 2, p. 222-237, 2023. Disponível: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/10685/6646. Acesso em: 11 out. 2024.
DO ESPÍRITO SANTO, Gabriel Scoparo; DE ARAÚJO, Luciana Aparecida. Principais tendências dos estudos e pesquisas que discutem o letramento científico no ensino superior. Educação em Foco, v. 28, n. 1, p. 28011- 28011, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/39390. Acesso em: 12 out. 2023.
DOS SANTOS, Antonio Vanderlei; DA ROSA, Cleci Teresinha Werner; KILLIAN, Patrick. Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem Significativa. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 3, n. 2, p. 443-459, 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/download/11581/7491/. Acesso em: 12 out. 2024.
FERREIRA, João Batista; SILVA, Luciana de Araújo Mendes. O uso da bibliometria e sociometria como diferencial em pesquisas de revisão. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, n. 2, p. 448-464, 2019. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1251. Acesso em: 19 nov. 2023.
GUIMARÃES, Ricardo Rangel; MASSONI, Neusa Teresinha. Argumentação e pensamento crítico na educação científica: análise de estudos de casos e problematizações conceituais. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 13, n. 2 (maio/ago. 2020) p. 320-344, 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9563. Acesso em: 27 out. 2023.
KRUPCZAK, Carla; AIRES, Joanez Aparecida; DOS REIS, Pedro Guilherme Rocha. Controvérsias sociocientíficas: análise comparativa entre Brasil e Portugal. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 16, n. 37, p. 89-105, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8584. Acesso em: 12 nov. 2023.
LORENZETTI, Cristina Spolti; RAICIK, Anabel Cardoso; DAMASIO, Felipe. Divulgação Científica: Para quê? Para quem? - Pensando sobre a História, Filosofia e Natureza da Ciência em uma Revisão na Área de Educação Científica no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 29395-29327, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/29395. Acesso em: 19 nov. 2023.
LUCIFORA, Cristiane De Assis; MUZZETI, Luci Regina; REINA, Fabio Tadeu. Historizing the concept of family. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 14, n. 33, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/download/16795/12402/50088. Acesso em: 18 out. 2024.
MACHADO, Vitor Fabrício; COPPE, Cristiane. Educação Científica contra o Preconceito: da Natureza às Multinaturezas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. e32489-23, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/32489. Acesso em: 11 dez. 2023.
MARKO, Gabriela; PATACA, Ermelinda Moutinho. Concepts of science and education: contributions from the history of science to the formation of teachers. Educação e Pesquisa, v. 45, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/gj7mNCT4XzdfvTRN8JkDrgc/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 nov. 2023.
MARTINS, Ronei Ximenes. A covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/620. Acesso em: 14 out. 2023.
ME/DEB. Currículo nacional do ensino básico: Competências essenciais. Mem Martins: Editorial do ME; 2001. Disponível em: https://www.alvarovelho.net/attachments/article/39/LivroCompetenciasEssenciais.pdf. Acesso em: 5 nov. 2023.
ME/DEB. Orientações Curriculares: Ensino Básico. 3.º Ciclo: Ciências Físicas e Naturais. Mem Martins: Editorial do ME; 2002. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/eb_cfn_orient_curriculares_3c_0.pdf. Acesso em: 3 nov. 2023.
ME/DGEBS. Organização curricular e Programas. Ensino Básico- 3.º Ciclo. Vol I. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda; 1991. Disponível em: https://bibliomag.files.wordpress.com/2010/03/prog20_1cicloeb.pdf. Acesso em: 16 nov. 2023.
ME/DGEBS. Programa de Ciências Naturais. Plano de organização do Ensino Aprendizagem. Vol II. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda; 1993. Disponível em: https://www.agrupamento-vale-ovil.edu.pt/eduardo/metas/wp-content/uploads/pdf/3ociclo_ciencias_naturais-0.pdf. Acesso em: 9 nov. 2023.
MORAES, Fabiana; DA SILVA, Marcia Veiga. A objetividade jornalística tem raça e tem gênero: a subjetividade como estratégia descolonizadora. Mídia e zeitgeist, p. 113-138, 2021. Disponível: https://proceedings.science/compos/compos-2019/trabalhos/a-objetividade-jornalistica-tem-raca-e-tem-genero-a-subjetividade-como-estrategi?lang=pt-br. Acesso em: 19 out. 2023.
MOREIRA, Maksueny Goveia; PALMIERI, Luciane Jatobá. O ensino de ciências e o combate às fake news: o que dizem as pesquisas da área. CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação, v. 4, n. 5, p. 16-37, 2023. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/contraponto/article/view/3077. Acesso em: 19 nov. 2024.
MORTIMER, Eduardo et al. INTERACTIONS BETWEEN SEMIOTIC MODES AND THE MAKING OF MEANING IN LESSONS OF HIGH EDUCATION. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 16, p. 121-146, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34025. Acesso em: 18 out. 2023.
MORTIMER, Eduardo Fleury; DE QUADROS, Ana Luiza. Aulas no Ensino Superior: estratégias que envolvem os estudantes. Appris Editora e Livraria Eireli-ME, 2018. Disponível em: https://editoraappris.com.br/produto/aulas-no-ensino-superior-estrategias-que-envolvem-os-estudantes/?srsltid=AfmBOopTD2NU0p23qb_EJh6ozUxxEMRmezgDZhOB15zhMFmFP6HAMmMm. Acesso em: 19 out. 2024.
PINTO, Luana Prezybytivic; KOGA, Viviane Terezinha. Aulas práticas no ensino de ciências: realidade ou utopia? Um estudo a partir das Representações sociais de professores da educação básica. Ensino e Tecnologia em Revista, v. 7, n. 2, p. 436-448, 2023. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/etr/article/view/16826. Acesso em: 22 out. 2024.
QUADROS, Ana Luiza de; MORTIMER, Eduardo Fleury. Fatores que tornam o professor de Ensino Superior bem-sucedido: analisando um caso. Ciência & Educação, v. 20, n. 01, p. 259-278, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/TJjxpFsfS5wkLRnLwT94fsj/?lang=pt. Acesso em: 11 out. 2023.
QUADROS, Ana Luiza de; SILVA, Ariane Suelen Freitas; MORTIMER, Eduardo Fleury. Pedagogical link-making in higher education science classrooms. Quimica Nova, v. 41, p. 227-235, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/xjXBvSnqghwXK88WC5X8Y7F/abstract/?lang=en. Acesso em: 23 out. 2023.
REINA, Fábio Tadeu; MUZZETI, Luci Regina. Encadeamentos da teoria de Vygotsky aos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação infantil mediada pela construção do brinquedo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 1, p. 385-394, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8387. Acesso em: 29 nov. 2023.
RIBEIRO, Carlos Antonio Costa; CARVALHAES, Flávio. Estratificação e mobilidade social no Brasil: uma revisão da literatura na sociologia de 2000 a 2018. BIB-Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, n. 92, p. 1-46, 2020. Disponível em: https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/504. Acesso em: 14 out. 2024.
RODRIGUES, Victor Augusto Bianchetti; VON LINSINGEN, Irlan; CASSIANI, Suzani. Formação cidadã na educação científica e tecnológica: olhares críticos e decoloniais para as abordagens CTS. Educação e Fronteiras, v. 9, n. 25, p. 71-91, 2019. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/11012. Acesso em: 26 out. 2023.
SENKEVICS, Adriano S.; CARVALHAES, Flávio; RIBEIRO, Carlos AC. MERIT OR BIRTH? SOCIAL ORIGIN AND PERFORMANCE IN ACCESS TO HIGHER EDUCATION. Cadernos de Pesquisa, v. 52, 2022. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9528. Acesso em: 18 out. 2024.
SILVA, Wagner Rodrigues. Educação científica como abordagem pedagógica e investigativa de resistência. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 59, p. 2278-2308, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661691. Acesso em: 23 out. 2023.
TENREIRO-VIEIRA, Celina; VIEIRA, Rui Marques. Pensamento crítico e criativo para uma educação ciência-tecnologia-sociedade. Revista Ibero-Americana de Ciência, Tecnologia e Sociedade-CTS, v. 17, não. 51, pág. 141-155, 2022. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8738127.pdf. Acesso em: 12 out. 2023.
VIGNOLI, Richele Grenge; RABELLO, Rodrigo; DE ALMEIDA, Carlos Cândido. Informação, misinformação, desinformação e movimentos antivacina: materialidade de enunciados em regimes de informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 26, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/75576. Acesso em: 24 out. 2023.
WATANABE, Giselle; KAWAMURA, Maria Regina Dubeux. Contribuições das produções sobre a complexidade: aportes para a educação científica escolar. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 2, p. 428-454, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2020v37n2p428. Acesso em: 20 nov. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Andreza Cipriani, Aline Coêlho dos Santos , Thiago Caique Alves

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.