TRIVIA DOS MATEMÁTICOS: UM JOGO DE CARTAS ENVOLVENDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Autores

  • Edemar Benedetti Filho UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.32823

Palavras-chave:

História da matemática, Aprendizagem significativa, Atividades lúdicas, Jogos didáticos

Resumo

O presente artigo descreve o desenvolvimento de um jogo didático de cartas e sua aplicação na disciplina de Matemática. O jogo foi elaborado e aplicado em sala de aula de uma escola pública, com participação de 28 estudantes cursando o 3º ano do Ensino Médio. Avaliações realizadas antes e após a aplicação da atividade demonstraram aumento de interesse dos alunos referente às Ciências, sua história e os personagens que as fomentaram. Os resultados também permitiram constatar que o jogo contribuiu para atividades extraclasse para as pesquisas bibliográficas, levando-os para uma nova metodologia significativa para o desenvolvimento de seus conhecimentos. Dessa forma, reiteram-se a importância e a eficácia das atividades lúdicas no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos.

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Biografia do Autor

Edemar Benedetti Filho, UFSCar

Doutor em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor pelo Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM), campus Sorocaba, São Paulo, Brasil. E-mail: edemar@ufscar.br.

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

BENEDETTI FILHO, E. TRIVIA DOS MATEMÁTICOS: UM JOGO DE CARTAS ENVOLVENDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.32823. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/32823. Acesso em: 14 mar. 2025.