TRIVIA DOS MATEMÁTICOS: UM JOGO DE CARTAS ENVOLVENDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.32823Palavras-chave:
História da matemática, Aprendizagem significativa, Atividades lúdicas, Jogos didáticosResumo
O presente artigo descreve o desenvolvimento de um jogo didático de cartas e sua aplicação na disciplina de Matemática. O jogo foi elaborado e aplicado em sala de aula de uma escola pública, com participação de 28 estudantes cursando o 3º ano do Ensino Médio. Avaliações realizadas antes e após a aplicação da atividade demonstraram aumento de interesse dos alunos referente às Ciências, sua história e os personagens que as fomentaram. Os resultados também permitiram constatar que o jogo contribuiu para atividades extraclasse para as pesquisas bibliográficas, levando-os para uma nova metodologia significativa para o desenvolvimento de seus conhecimentos. Dessa forma, reiteram-se a importância e a eficácia das atividades lúdicas no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos.
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