AS PAREDES FALAM: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO FÍSICO ESCOLAR DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DA QUÍMICA LICENCIATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33743

Palavras-chave:

Disciplina, Arquitetura escolar, Foucault

Resumo

Na formação inicial de professores, a observação do espaço escolar é fundamental, assim, este trabalho objetiva analisar, a partir das teorizações foucaultianas, o espaço físico do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (PREMEN), que foi o campo do estágio de observação durante a disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I de Química Licenciatura. Observamos, por meio de uma pesquisa de campo, as principais técnicas de disciplinamento elencadas por Foucault (2013): cerca, quadriculamento, localizações funcionais, filas e o horário. Outros artifícios de disciplinamento e autoridade se mostraram presentes, denotando o papel autoritário desde a criação do projeto escolar. Carregada de significâncias e intencionalidades do período moderno, a Escola possui papéis delineados e claros que evidenciam a necessidade de controle, de poder concentrado e de disciplinamento, todas essas ideias atreladas ao ambiente de aprisionamento. Vale pontuar, que este trabalho não objetiva desqualificar a instituição Escola, mas promover discussões em torno das estruturas escolares.

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Biografia do Autor

David Pereira Faraum Junior, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Licenciado em Química (2010), mestre em Química na área de tecnologias educacionais (2017) e doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2023) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

31-03-2025

Como Citar

SILVA, L. E.; FARAUM JUNIOR, D. P. AS PAREDES FALAM: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO FÍSICO ESCOLAR DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DA QUÍMICA LICENCIATURA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33743. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33743. Acesso em: 12 abr. 2025.