Alfabetização científica usando o tema dos quelônios amazônicos
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.1.18792Keywords:
Alfabetização Científica, Educação Não Formal, Quelônios amazônicos.Abstract
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar de que forma o conhecimento adquirido sobre os quelônios amazônicos contribuiu para o processo de Alfabetização Cientifica em estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental II. A pesquisa do tipo qualitativa foi realizada no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Foram aplicados questionários em quatro turmas de escolas públicas e privadas de Manaus. Os estudantes incorporaram conceitos científicos sobre a diversidade de espécies, diferenças morfológicas e dimorfismo sexual. Partindo do pressuposto de que só ocorre mudança diante do conhecimento, destacamos a influência do trabalho realizado não só na formação de estudantes cientificamente alfabetizados, mas também na preparação de cidadãos preocupados com o meio ambiente.
Palavras-chave: Alfabetização Científica; Educação Não Formal; Quelônios amazônicos.
Scientific literacy using amazonian turtles theme
Abstract: The objective of this work was to analyze the how acquired understandings about Amazonian turtles contribute to the process of Scientific Literacy in 7th grade students attending Elementary school. This a qualitative research conducted at the Science Forest at National Institute of Amazonian Research. For data gathering we applied questionnaires in four different classes of both private and public schools, in Manaus. The students acquired scientific concepts about species diversity, morphological differences, and sexual dimorphism. From the presumption that changes only occur from obtaining knowledge, we emphasize the influence of this study made not only in the formation of science literate students, but also in the preparation of citizens concerned with the environment.
Keywords: Scientific Literacy; Non-Formal Education; Amazonian turtles.
Downloads
References
ANDRADE, P. C. M. Criação e manejo de quelônios no Amazonas. Manaus: Ibama, ProVárzea. 513 p., 2007.
BUJES, C. Coordenador do Projeto Chelonia-RS, do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Longevidade dos quelônios. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna>. Acesso: 14 jun. 2017.
CASCAIS, M. G. A.; FACHÍN-TERÁN, A. Educação formal, informal e não formal na educação em ciências. Ciência em tela, v.7, n.2, 1-8p., 2014.
CASCAIS, M. G. A.; FACHÍN-TERÁN, A. Os espaços educativos e a Alfabetização Científica no ensino fundamental. Manaus: Editora e Gráfica Moderna, 2015.
CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafio para a educação. 5 ed. Revisada. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.
CUNHA, A. M. O. Ensino de Ecologia em espaços não formais. III CLAE e IXCEB, 10 a 17 de Setembro de 2009. Anais. São Lourenço, MG, 2009.
ERICKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. In: Wittrock, M. C. (Ed.), Hanbook of research on teaching. 3 ed. New York: Macmillan Publishing Co, 1986.
GOHN, M. G. Educação não formal, participação da sociedade não civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v.14, n.50, p 27/38, 2006.
JACOBUCCI, D.F.C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da Cultura Científica. Em extensão, Uberlândia, v.7, 2008.
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n.1 – Jun. Belo Horizonte. 2001. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2017.
MACIEL, H. M.; FACHÍN-TERÁN, A. O Potencial Pedagógico dos Espaços Não Formais da Cidade de Manaus. Curitiba, PR: CRV, 128p., 2014.
MOREIRA, M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
ROCHA, S. C. B; FACHÍN-TERÁN, A. O uso de espaços não-formais como estratégia para o Ensino de Ciências. Manaus: UEA Edições, 136p., 2010.
VOGT, R. C. Tartarugas da Amazônia. Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia; Amazon Conservation Association. Impresso em Lima, Peru. 104p., 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.