Sucesso e fracasso no ensino da Matemática: o que dizem futuros professores de uma IES?
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.1.18894Keywords:
Matemática, Formação de Professores, Fracasso, Sucesso.Abstract
Resumo: Este estudo objetivou discutir sobre os fatores que contribuem para o sucesso e o fracasso nos cursos de Licenciatura em Ciências e Matemática de um centro acadêmico vinculado a uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Estado da Paraíba, Brasil, a partir da compreensão dos licenciandos sobre tais elementos. Assim, buscou-se analisar se estes fatores interferem na permanência e no abandono dos estudantes em seus cursos universitários. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa fez uso de um questionário como instrumento de coleta de dados, que foi aplicado a 22 licenciandos. Os estudantes questionados, em sua grande maioria, colocam a referência para o sucesso basicamente no esforço próprio, salientando a dedicação e a perseverança próprias. Quando se discute a relação que os licenciandos estabelecem com o fracasso, vários foram os fatores considerados como deflagradores dos insucessos ocorridos, com considerável peso na didática utilizada pelos seus professores.
Palavras-chave: Matemática; Formação de Professores; Fracasso; Sucesso.
Success and failure in Mathematics teaching: what says future teachers of an IES?
Abstract: This study aimed to discuss the factors that contribute to success and failure in the degree courses in Science and Mathematics of the academic center linked to an Institution of Higher Education (IES) in the State of Paraíba, Brazil, through students’ understanding of such elements. Thus, it was sought to analyze if these factors interfere in the permanence and the abandonment of the students in their university courses. With a qualitative approach, the research made use of a questionnaire as an instrument of data collection, which was applied to 22 graduates. Most of the questioned students place the reference to success primarily in their own effort, emphasizing their own dedication and perseverance. When discussing the relationship that the students establish with failure, several factors were considered as triggers of the failures occurred, with considerable weight in the didactic used by their teachers.
Keywords: Mathematics; Teacher Training; Failure; Success.
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