Análise da prática pedagógica e o desenvolvimento da argumentação em aulas de física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26090
Agências de fomento

Palavras-chave:

Argumentação, Ensino de Física, Ensino por Investigação

Resumo

Resumo: A habilidade de argumentar é essencial ao cidadão contemporâneo. Apesar de trabalhada de forma pouco criteriosa em sala de aula, apresenta papel central no processo de aprendizagem em Física. Destarte, nosso propósito principal neste estudo foi apurar aspectos relevantes no desenvolvimento da argumentação no ambiente do Ensino por Investigação em aulas de Física. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou princípios da pesquisa-ação tendo como alvo uma melhor qualidade para a interação professor/aluno. As atividades didáticas foram desenvolvidas em grupos pelos estudantes e o processo de investigação contou com a monitoria docente. Os dados foram coletados no diário da prática pedagógica, utilizando-se para sua compreensão elementos da Análise de Conteúdo. Destacamos a consolidação do protagonismo estudantil e da qualidade argumentativa nesse contexto do Ensino por Investigação.

Palavras-chave: Argumentação; Ensino de Física; Ensino por Investigação.

 

Analysis of pedagogical practice and the development of argumentation in physics classes

Abstract: The ability to debate is an essential quality for the contemporary citizen. Although worked in a non-judicious way in the classroom, it plays a central role in the Physics learning process. Our main purpose in this research was to investigate the relevant aspects in argumentation development in the Teaching per Inquiry environment in physics classes. In this qualitative research, we used research-action principles having as purpose a better teacher/student interaction. There were applied didactic activities in the students group and the investigation process included monitoring by the teacher. Data were collected in the pedagogical practice diary, using elements of Content Analysis for their understanding. We highlight the consolidation of the students’protagonism and of the argumentative quality in this context on Teaching per Inquiry.

Keywords: Argumentation; Physics teaching; Teaching per Inquiry.

 

 

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Biografia do Autor

Juliana Rosa Alves Borges, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Licenciada em Matemática e Física, professora mestra em Educação e pesquisadora do Grupo de Pesquisa na Formação de Professores de Física da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Minas Gerais, Brasil.

Sandro Rogério Vargas Ustra, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Licenciado em Física (UFSM), Mestre (UFSM) e Doutor (USP) em Educação, professor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED)da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pesquisador do Grupo de Pesquisa na Formação de Professores de Física (GPFPF)/CNPq.

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Publicado

30-04-2021

Como Citar

BORGES, J. R. A.; USTRA, S. R. V. Análise da prática pedagógica e o desenvolvimento da argumentação em aulas de física. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 152–175, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26090. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/26090. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa