O uso de tecnologias digitais no ensino de matemática nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26618Keywords:
Laboratório de Informática, Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática, Prática docente.Abstract
Resumo: O uso dos computadores e dispositivos móveis associados à internet vem ganhando espaço nas escolas de educação básica como ferramentas didáticas utilizadas para auxiliar a aprendizagem dos educandos. Assim sendo, a presente investigação, de cunho qualitativo-exploratória apoiada em estudo de caso, teve como objetivo identificar a presença e o uso de Laboratório de Informática (LI) no ensino de Matemática nos anos iniciais em escolas públicas e privadas do município de Alegrete/RS. Para tanto, a pesquisa foi realizada em três etapas: I) levantamento de dados; II) observação não participante das práticas docentes no LI; e III) entrevista. Os resultados revelaram que a maior parte dos professores observados não realiza um planejamento didático-pedagógico para as atividades a serem desenvolvidas no LI. Destaca-se a importância da fluência digital e do domínio do conteúdo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas criativas e contextualizadas, bem como o aporte de infraestrutura e formação continuada.
Palavras-chave: Laboratório de Informática; Tecnologias Digitais; Ensino de Matemática; Prática docente.
The use of digital technologies in the teaching of mathematics in the elementary school
Abstract: The use of computers and mobile devices associated with the Internet has been gaining ground in basic education schools as teaching tools used to help the learning of students. Thus, the present qualitative-exploratory investigation, supported by a case study, aimed to identify the presence and use of Computer Laboratory in the teaching of Mathematics in the elementary school in public and private schools in the city of Alegrete-RS. For this, the research was carried out in three stages: I) data collection; II) observation of teaching practices in the Computer Laboratory; and III) interview. The results revealed that most of the teachers observed do not carry out a didactic-pedagogical planning to work in the Computer Laboratory with their students. From the interview conducted, we highlight the importance of digital fluency and content domain for the development of creative and contextualized pedagogical practices, as well as the contribution of infrastructure and continuing education.
Keywords: Computer Lab; Digital Technologies; Mathematics teaching; Teaching practice.
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