ELECTRICITY TEACHING OF A POTENTIALLY SIGNIFICANT EDUCATION UNIT: AN APPLICATION IN HIGH SCHOOL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.33705

Keywords:

Physics, High School, Meaningful Learning, Electricity

Abstract

The present work aims to present an application of a significant unit in Electricity Teaching based on Meaningful Learning. The work methodology is action research, based on descriptive research, for high school students using the Conceptual Map. The data were obtained from classroom observations and two forms developed among the researchers, serving as a basis for the construction of a teaching unit. The results achieved point to an important university-school partnership, as it involved collaborative postgraduate research, which describes the structuring of a teaching unit produced with elements of the didactic approach in Physics Teaching. We consider that the proposal made with high school students was in line with Electricity Teaching with the use of recycled materials as a pedagogical strategy for learning.

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Author Biographies

Paulo Vitor da Silva Santiago, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo UFC. Mestre em Ciências e Matemática no Programa de Pós Graduação (PPGENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Tecnologias Digitais (TD) no Ensino de Ciências e Matemática. Especialização no Ensino de Matemática (ISEIB), Especialização em Nutrição Clínica e Esportiva (UNIQ), Especialização em Docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFCE), Especialização em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação (ÚNICA), Especialização em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação (ÚNICA), Especialização em Docência no Ensino Superior (ÚNICA), Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI), Especialização em Educação Digital (SENAI-SC). Especializando em Ensino de Matemática: Anos Finais do Ensino Fundamental (UFPI), Licenciatura em Matemática (IFCE), Tecnólogo em Alimentos (CENTEC), Licenciatura em Filosofia (FAERPI), Licenciando em Educação Física (UECE). Atualmente é professor de Matemática - SEDUC CE. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Ceará (SBEM-CE). Membro do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA) e do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA).Trabalhou como professor PIBID/IFCE - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na área de Matemática (Geometria e Cálculo). Professor e Coordenador de Olimpíada de Matemática atuando em todas as áreas do ensino e no Programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI). Pesquisa sobre: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), Didática da Matemática, Resolução de problemas, Tecnologias no ensino de Matemática e Formação de professores (Álgebra, Teoria dos Números, Geometria e Estatística).

Francisco Cleuton de Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2016). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2021). Especialista em Ensino de Física pela Universidade Federal do Ceará (2010). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2007). Tem experiência na área de Matemática e Física, com ênfase em Ensino de Matemática e Física. Professor efetivo de Matemática da rede municipal (SME Fortaleza). É colaborador no curso de Licenciatura em Matemática da UAB/UFC. Foi membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) da Universidade Estadual do Ceará. É membro do Grupo Tecendo Redes Cognitivas (G-Tercoa), vinculado à Universidade Federal do Ceará.

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Published

09-05-2025

How to Cite

SANTIAGO, P. V. da S.; RAIMUNDO BEZERRA DA SILVA NETO; FRANCISCO CLEUTON DE ARAÚJO. ELECTRICITY TEACHING OF A POTENTIALLY SIGNIFICANT EDUCATION UNIT: AN APPLICATION IN HIGH SCHOOL. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.33705. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33705. Acesso em: 1 jun. 2025.