ELECTRICITY TEACHING OF A POTENTIALLY SIGNIFICANT EDUCATION UNIT: AN APPLICATION IN HIGH SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.33705Keywords:
Physics, High School, Meaningful Learning, ElectricityAbstract
The present work aims to present an application of a significant unit in Electricity Teaching based on Meaningful Learning. The work methodology is action research, based on descriptive research, for high school students using the Conceptual Map. The data were obtained from classroom observations and two forms developed among the researchers, serving as a basis for the construction of a teaching unit. The results achieved point to an important university-school partnership, as it involved collaborative postgraduate research, which describes the structuring of a teaching unit produced with elements of the didactic approach in Physics Teaching. We consider that the proposal made with high school students was in line with Electricity Teaching with the use of recycled materials as a pedagogical strategy for learning.
Downloads
References
ARAGÂO. M. M. C. A. Dispersão e contenção de Poluentes orgânicos em meio aquoso: modelagem e simulação. 2022. 150 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Processos) –Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27370. Acesso em: 14 abr. 2024.
AUSUBEL, D. P. The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. 1. ed. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2000. 228 p.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. 1. ed. Lisboa: Plátano, 2003. 219 p.
BAIENSE, E. da S.; WINGLER, E. N.; RODRIGUES, L. F.; ZOBOLI, J. A. Logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos: um estudo com as famílias dos alunos dos cursos de gestão do centro universitário São Camilo-ES. Cadernos Camilliani, v. 19, n. 3, p. 218-239, 2023. Disponível em: https://www.saocamilo-es.br/revista/index.php/cadernoscamilliani/article/view/557. Acesso em: 18 abr. 2024.
COSTA, F. V. da. Atividades experimentais no ensino de ciências da natureza: obstáculos, desafios e possibilidades no ensino de química. 2021. 179 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores – PPGPFP) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. Disponível em: https://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4313. Acesso em: 14 abr. 2024.
CRUZ, M. A. P. da. Utilização do pelo de animais domésticos como bioindicador da contaminação por metais pesados. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2021. Disponível em: https://www.bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1997. Acesso em: 14 abr. 2024.
FRAGUAS, T.; GONZALEZ, C. E. F. O lixo eletrônico no contexto da Educação Ambiental, seu histórico e suas consequências. Revista Cocar, v. 14, n. 30, p. 1-15, set./dez., 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3286. Acesso em: 17 abr. 2024.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 220 p.
GOMES, E. C.; BATISTA, M. C.; FUSINATO, P. A. A utilização de mapas conceituais como instrumento de avaliação no ensino de Física. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 3, p. 58–78, 2019. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2053/0. Acesso em: 24 abr. 2024.
MALCHER, M. A.; COSTA, L. M.; LOPES, S. C. Comunicação da Ciência: diversas concepções de uma mesma complexidade. Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática, v. 12, n. 23, p. 59-84, jul., 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/9315. Acesso em: 11 mar. 2024.
MOREIRA, M. A. et al. Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa. In: MOREIRA, M. A.; PALMERO, M. L. R.; SAHELICES, M. C. C. (org.). Actas del Encuentro Internacional sobre el Aprendizaje Significativo. Burgos: España, 1997, p. 19-44. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=12305. Acesso em: 14 mar. 2024.
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. 1. ed. São Paulo: Pedagógica e Universitária. 1998. 248 p.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. 1. ed. São Paulo: Pedagógica Universitária, 1999. 112 p.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2011. 180 p.
MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Revista Chilena de Educação Científica, v. 4, n. 2, p. 38-44, 2012. Disponível em: https://lief.if.ufrgs.br/pub/cref/pe_Goulart/Material_de_Apoio/Referencial%20Teorico%20-%20Artigos/Mapas%20Conceituais%20e%20Aprendizagem%20Significativa.pdf. Acesso em: 24 fev. 2024.
MOREIRA, M. A. O mapa conceitual como instrumento de avaliação da aprendizagem. Educação e Seleção, n. 10, p. 17-34, 2013. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/edusel/article/view/2568. Acesso em: 14 abr. 2024.
MOREIRA, M. A. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. 1-8, out., 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/xpwKp5WfMJsfCRNFCxFhqLy/. Acesso em: 14 mar. 2024.
NOVAK, J. D. Understanding the learning process and effectiveness of teaching methods in the classroom, laboratory, and field. Science Education, v. 60, n. 4, p. 493-512, 1976. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/sce.3730600410?msockid=10fdacbdd155665a23b8b974d0416792. Acesso em: 21 fev. 2024.
NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B. Learning how to learn. 1. ed. Cambridge: University Press, 1984. 216 p.
NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B. Aprender a aprender. 1. ed. Lisboa: Plátano, 1999. 210 p.
NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. The Origins of the Concept Mapping Tool and the Continuing Evolution of the Tool. Information Visualization, v. 5, n. 3, p. 175-184, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/220586592_The_Origins_of_the_Concept_Mapping_Tool_and_the_Continuing_Evolution_of_the_Tool. Acesso em: 14 abr. 2024.
PACE. Plataforma para Aceleração da Economia Circular. A New Circular Vision for
Electronics - Time for a Global Reboot. 1. ed. Genebra: SWI, 2019. 24 p.
REIS, E. K. da S. O uso da logística reversa para minimizar os impactos ambientais causados pelo lixo eletrônico. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 8, p. 843–859, 2021. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/2020. Acesso em: 14 mar. 2024.
SALES, M. V. dos S. Efeitos da exposição ao mercúrio e derivados sobre a bioenergética mitocondrial e estresse oxidativo no desenvolvimento da hipertensão. 2023. 81 f. Dissertação (Mestrado em Química e Biotecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia, Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. Disponível em: https://www.repositorio.ufal.br/handle/123456789/11943. Acesso em: 25 fev. 2024.
SILVA NETO, R. B. da. Uma unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo da eletricidade problematizando a reciclagem eletrônica a luz da teoria da aprendizagem significativa. 2020. 132 p. Dissertação (Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física), Universidade Regional do Cariri – URCA, 2020. Disponível em: https://urca.br/mnpef/wp-content/uploads/sites/12/2021/06/mnpef_urca_polo31_dissertao_neto.pdf. Acesso em: 14 abr. 2024.
TAVARES, R. Aprendizagem significativa e o ensino de ciências. Ciências & Cognição, v. 13, n. 1, p. 94-100, mar., 2008. Disponível em: http://revista.cienciasecognicao.org/index.php/cec/article/view/687. Acesso em: 25 mar. 2024.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 109 p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Paulo Vitor da Silva Santiago, Raimundo Bezerra da Silva Neto, Francisco Cleuton de Araújo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.