ENSINO DE ELETRICIDADE DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.33705

Palavras-chave:

Física, Ensino Médio, Aprendizagem Significativa, Eletricidade, Anos iniciais. Games. Ensino-aprendizagem.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma aplicação de uma unidade significativa no Ensino de Eletricidade com fundamentação na Aprendizagem Significativa. A metodologia do trabalho é uma pesquisa-ação, se baseia na pesquisa descritiva, para alunos do Ensino Médio com uso do Mapa Conceitual. Os dados foram obtidos a partir das observações em sala de aula e dois formulários desenvolvidos entre os pesquisadores, servindo de base na construção de uma unidade de ensino. Os resultados alcançados apontam para uma importante parceria universidade-escola, uma vez que se trabalhou de uma pesquisa colaborativa de pós-graduação, que descreve a estruturação de uma unidade de ensino produzido com elementos da abordagem didática no Ensino de Física. Consideramos que a proposta realizada com os alunos do Ensino Médio foi de encontro ao Ensino de Eletricidade com uso de materiais reciclados como estratégia pedagógica para o aprendizado.

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Biografia do Autor

Paulo Vitor da Silva Santiago, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo UFC. Mestre em Ciências e Matemática no Programa de Pós Graduação (PPGENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Tecnologias Digitais (TD) no Ensino de Ciências e Matemática. Especialização no Ensino de Matemática (ISEIB), Especialização em Nutrição Clínica e Esportiva (UNIQ), Especialização em Docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFCE), Especialização em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação (ÚNICA), Especialização em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação (ÚNICA), Especialização em Docência no Ensino Superior (ÚNICA), Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI), Especialização em Educação Digital (SENAI-SC). Especializando em Ensino de Matemática: Anos Finais do Ensino Fundamental (UFPI), Licenciatura em Matemática (IFCE), Tecnólogo em Alimentos (CENTEC), Licenciatura em Filosofia (FAERPI), Licenciando em Educação Física (UECE). Atualmente é professor de Matemática - SEDUC CE. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Ceará (SBEM-CE). Membro do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA) e do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA).Trabalhou como professor PIBID/IFCE - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na área de Matemática (Geometria e Cálculo). Professor e Coordenador de Olimpíada de Matemática atuando em todas as áreas do ensino e no Programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI). Pesquisa sobre: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), Didática da Matemática, Resolução de problemas, Tecnologias no ensino de Matemática e Formação de professores (Álgebra, Teoria dos Números, Geometria e Estatística).

Francisco Cleuton de Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2016). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2021). Especialista em Ensino de Física pela Universidade Federal do Ceará (2010). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2007). Tem experiência na área de Matemática e Física, com ênfase em Ensino de Matemática e Física. Professor efetivo de Matemática da rede municipal (SME Fortaleza). É colaborador no curso de Licenciatura em Matemática da UAB/UFC. Foi membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) da Universidade Estadual do Ceará. É membro do Grupo Tecendo Redes Cognitivas (G-Tercoa), vinculado à Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

09-05-2025

Como Citar

SANTIAGO, P. V. da S.; RAIMUNDO BEZERRA DA SILVA NETO; FRANCISCO CLEUTON DE ARAÚJO. ENSINO DE ELETRICIDADE DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.33705. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33705. Acesso em: 1 jun. 2025.