Compreensão do conceito de taxa de variação por professores em formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.1.19379Palabras clave:
Taxa de variação, Formação de professores, Imagem de conceito, Definição de conceito.Resumen
Resumo: Neste trabalho, são apresentados resultados de uma pesquisa que tem como objetivo analisar como professores em formação continuada, participantes da disciplina de Fundamentos de Cálculo Diferencial de um curso de Mestrado em Ensino de Matemática, interpretam e relacionam as informações explicitadas pelas diferentes representações do conceito de taxa de variação. Para tanto foi aplicada uma sequência de atividades sobre as diferentes representações do conceito de taxa de variação e as respostas das questões foram analisadas e categorizadas. Os resultados apontam que, apesar de terem trabalhado o conceito de taxa de variação em seus cursos de licenciatura em Matemática, alguns professores ainda apresentam dificuldades para compreender esse conceito e relacionar suas diferentes representações. Pela análise dos dados, considera-se que as atividades propostas proporcionaram a evolução da ideia intuitiva de taxa de variação e favoreceram a compreensão desse conceito pelos participantes da pesquisa.
Palavras-chave: Taxa de variação; Formação de professores; Imagem de conceito; Definição de conceito.
Comprehension of the variation rate concept by teachers in continued training
Abstract: In this work, results of a research are presented that aim to analyze how teachers in continuous formation, participants in the discipline of Fundamentals of Differential and Integral Calculus of a Master course in Mathematics Teaching, interpret and relate the information explained by the different representations of the concept of rate of variation. For this, a sequence of activities was applied on the different representations of the concept of rate of variation and the answers of the questions were analyzed and categorized. The results show that, although they have worked on the concept of rate of variation in their undergraduate courses in Mathematics, some teachers still find it difficult to understand this concept and to relate their different representations. By analyzing the data, it is considered that the proposed activities provided the evolution of the intuitive idea of rate of variation and favored the understanding of this concept by the research participants.
Keywords: Rate of variation; Teacher training; Concept image; Definition of concept.
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