O ensino de ciências nos níveis fundamental e médio da educação de jovens e adultos (EJA) a partir de temáticas de fronteiras: uma proposta interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.3.24904Palabras clave:
Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências, Temas de fronteira, Formação de professores,Resumen
Resumo: Nesta pesquisa analisa-se as compreensões e relações que estabelecem os professores acerca da interdisciplinaridade a partir de temáticas de fronteiras, no cotidiano da Educação de Jovens e Adultos. Objetiva-se organizar de forma colaborativa uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências, nos níveis Fundamental II e Médio da EJA, a partir de temáticas de fronteiras, em um processo para a formação de professores, tendo a interdisciplinaridade como fundamento epistemológico. Realizou-se uma construção colaborativa com os professores que atuam na EJA de Curitiba e Região Metropolitana, realizada durante um curso de extensão universitária. Para a geração de dados foram feitas gravações das discussões realizadas coletivamente durante o curso, bem como a produção escrita dos participantes. Após os encontros, percebeu-se uma tendência entre os professores em compreender a interdisciplinaridade como um fundamento epistêmico. Com isso, alguns dos professores também passaram a perceber as possibilidades do uso de temáticas de fronteiras..
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; EJA; Ensino de Ciências; Temas de Fronteira; Formação de Professores.
Teaching science in the elementary and secondary school of adult education frontier topics: an interdisciplinary proposal
Abstract: This research analyzes the understandings and relationships that teachers establish about interdisciplinarity based on frontier themes, in the daily lives of Adult Education. The objective is to collaboratively organize a pedagogical proposal for the teaching of Sciences, at the Middle School and High School levels of Adult Education, from thematic of borders, in a process for the formation of teachers, having interdisciplinarity as an epistemological foundation. Organizing this relationship in a collaborative construction with the teachers who work in the Adult Education of Curitiba and the Metropolitan Region, carried out during a course university extension. For the generation of data, recordings of the discussions held collectively during the course were made, as well as the written production of the participants. After the meetings, there was a tendency among teachers to understand interdisciplinarity as an epistemic foundation. With that, some of the teachers also started to realize the possibilities of using border themes.
Keywords: Interdisciplinarity; Adult Education; Teaching Science; Frontier Themes; Teacher Formation.
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