A visão de estudantes concluintes do Ensino médio sobre fungos
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26046Palabras clave:
Fungos, Ensino de Micologia, Ensino Médio, Percepção dos Alunos, Percepção Pública da CiênciaResumen
Resumo: O presente estudo trata-se de uma investigação sobre as percepções que os estudantes concluintes do ensino médio apresentam dos fungos. Acredita-se que a escolha pelo público-alvo em questão possa oferecer indícios das possíveis contribuições da escola no que se refere ao ensino de micologia, já que o estudante está prestes a finalizar a educação básica. A pesquisa foi realizada no município de Diadema/SP e contou com a participação de 305 estudantes de escolas públicas e privadas, que responderam um questionário de pesquisa sobre o tema. A análise dos resultados evidenciou que a maioria dos estudantes exibe uma visão dos aspectos negativos a respeito dos fungos, de forma a associá-los, predominantemente, a organismos causadores de doenças e exibindo pouco conhecimento da importância ecológica e econômica desses organismos. Uma concepção errônea comum entre os estudantes é a de que fungos são bactérias, não havendo diferenças entre esses organismos. É possível considerar também, que para uma parcela significativa dos estudantes, não é fácil ou natural falar sobre fungos, o que claramente evidencia a falta de familiaridade e conhecimento sobre o tema. Dessa forma, espera-se que os resultados desta pesquisa fomentem e contribuam com discussões que visem melhorar a qualidade do ensino de biologia nas escolas, especialmente quando o assunto em questão forem os fungos.
Palavras chave: Fungos; Ensino de Micologia; Ensino Médio; Percepção dos Alunos; Percepção Pública da Ciência.
The view of high school students about fungi
Abstract: The present study is aimed to investigate the perceptions of graduating high school students on fungi. Choosing this target audience is justified because they may provide evidence of the possible contributions of science education regarding the teaching of mycology, once the student is about to conclude basic education. It is important to underline that the research was developed in the city of Diadema, São Paulo state, Brazil, where 305 students from public and private schools were engaged by answering a research survey on the subject. The analysis of the results showed that most students have a negative view of fungi, and they associate them mostly with disease-causing organisms and show little knowledge of the ecological and economic importance of these beings. Another clear association that comprises the students' perception is the misconception that fungi are bacteria, and that there are no differences between these organisms. It is also possible to consider that for a significant part of the students it is not easy or natural to talk about fungi, which clearly shows the lack of familiarity and knowledge on the subject. Therefore, it is expected that the results of the present research will motivate and contribute to discussions aimed to improve the quality of Biology education in schools, especially when the subject in question is fungi.
Keywords: Fungi; Mycology teaching; High school; Students Perception; Public Understanding of Science.
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