Efeitos de sentido sobre transgênicos produzidos a partir da transformação nas condições de produção de leitura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26317
Agencias de apoyo
CAPES, CNPq.

Palabras clave:

CTS, Controvérsias Científicas, Análise de Discurso, Transgênicos.

Resumen

Resumo: Reflexões relativas à Ciência e à Tecnologia têm se pautado no entorno de questões socialmente relevantes. Assim, além de colocar como fundamental um olhar para as relações entre tais eixos e a Sociedade, no presente trabalho, demonstramos como uma atividade baseada na leitura e na escrita no Ensino de Ciências, que visa autonomia e tomada de decisões, pode gerar outras compreensões por licenciandos em Ciências Biológicas. Analisamos os efeitos de sentido produzidos após ocorrer mudanças nas condições de produção de leitura, por meio do contato desses sujeitos com tipos textuais diversos. Nosso intuito foi compreender como se dão os seus posicionamentos frente as controvérsias científicas, mais especificamente no que se refere aos alimentos transgênicos. Para tal finalidade, analisamos produções textuais dissertativas, e observamos a ocorrência de mudanças nas condições de produção influenciaram a produção de sentidos dos licenciandos de/sobre transgenia, bem como em relação às controvérsias e questões sociopolíticas concernentes.

Palavras-chave: CTS; Controvérsias Científicas; Análise de Discurso; Transgênicos.

 

Meaning effects on transgenics produced from transformation in reading production conditions

Abstract: Reflections on Science and Technology have been based on socially relevant issues. In addition to placing as crucial a look at the relationships between those axes and the Society, in the present work, we demonstrate how an activity based on reading and writing in Science Teaching, which aims at autonomy and decision making, can generate other understandings by undergraduate science Biological students. We analyze the meaning effects produced after changes in the conditions of reading production, through the contact of these subjects with different textual types. Our aim was to understand how their positions take place in the face of scientific controversies, more specifically with regard to transgenic foods. Analyzing textual dissertation productions, we observed that changes in production conditions influenced the production of senses of the undergraduate students on/about transgenics, as well as in relation to the controversies and socio-political issues involved.

Keywords: STS; Scientific Controversies; Discourse Analysis; Transgenics.

 

 

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Biografía del autor/a

Alberto Lopo Montalvão Neto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Campus Sorocaba) e Universidade de Coimbra (Portugal). Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sendo bolsista CNPq.

Elisabeth Barolli, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Possui Bacharelado (1978) e Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1979), Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1989) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Professor Assistente-Doutor da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

30-04-2021

Cómo citar

MONTALVÃO NETO, A. L.; BAROLLI, E. Efeitos de sentido sobre transgênicos produzidos a partir da transformação nas condições de produção de leitura. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 176–193, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.26317. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/26317. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Pesquisa